Educação Infantil é tema em destaque na Semana Municipal do Brincar

Educação Infantil é tema em destaque na Semana Municipal do Brincar

Publicado em 27/05/2020 - Editado em 29/05/2020
Crédito
Divulgação

Seguindo as ações da proposta de “Reflexão e aproximações em tempos de quarentena”, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo realiza na tarde de quinta-feira, 28 de maio, às 14 horas, mais uma transmissão ao vivo. Desta vez, o tema será Educação Infantil. A primeira live promovida pela SMED, que abordou empatia e humanização, já tem mais de 4,3 mil visualizações. “Neste momento em que é preciso respeitar as orientações de distanciamento social, utilizamos os recursos tecnológicos para aproximar ainda mais a Rede Municipal de Ensino. Acreditamos, também, na importância da articulação da rede pública com a universidade, com a pesquisa”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli, que fará a mediação da live. A transmissão ao vivo será feita pelo canal da SMED no YouTube no link (clique aqui).

Com o tema “O que as crianças precisam viver na Educação Infantil?”, a ação contará com a participação da coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da SMED, Luciane Varisco, e do professor da Unisinos Paulo Fochi. Enquanto Luciane abordará a proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino, pautada na escuta e acolhimentos das crianças, Fochi falará sobre os desafios impostos pela quarentena e o que esperar no retorno às atividades. A partir destas ações, a SMED busca aproximar a universidade e a escola pública. “Tratar destes temas reafirma a importância do papel da Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica. Com base nos documentos legais, articulamos uma proposta que escute e respeite os tempos das crianças e ofereça a elas oportunidades de brincar, interagir, viver e investigar o mundo”, conta a coordenadora.

A live acontecerá no Dia Mundial do Brincar e integra a programação da 5a Semana Municipal do Brincar de Novo Hamburgo, que convida a comunidade a resgatar brincadeiras antigas como forma de reunir as famílias em torno de atividades lúdicas. 

Convidados

Luciane Varisco Focesi é graduada em Pedagogia e tem especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e especialização em Docência na Educação Infantil. É brinquedista e membro do Observatório da Cultura Infantil (OBECI). Há 29 anos é professora da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo e atualmente é coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da Secretaria de Educação.

Paulo Fochi é doutor em Educação, professor do curso de Pedagogia e coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil da Unisinos. Coordenador do OBECI, Fochi atua no assessoramento de escolas e redes de Educação Básica e em produções culturais e artísticas para crianças.