Escola Municipal de Arte realiza exposição de artesanato indígena

Escola Municipal de Arte realiza exposição de artesanato indígena

Publicado em 20/05/2019 - Editado em 21/05/2019
A exposição Artesanato Mbyá-Guaran está aberta até o dia 12 de julho na Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira
Crédito
Cleber Oliveira de Araújo

Até o dia 12 de julho, a Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão realiza a exposição Artesanato Mbyá-Guarani, uma parceria com o Programa de Apoio às Comunidades Mbyá-Guarani/DNIT. A escola fica na Rua Eng.º Ignácio C. Plangg, 66 – Centro, e a visitação pode ser feita das 8h às 11h e das 13h30 às 16h20 de segunda a sexta-feira e também das 18h30 às 21h30 na segunda-feira. Na terça-feira, dia 21 de maio, às 14 horas, haverá roda de conversa sobre a exposição. A atividade contará com a presença do cacique da comunidade Yvy Poty, Santiago Franco e das professoras Eneida Brasil e Viviane Oliveira. A Escola Municipal de Arte é mantida pela Prefeitura de Novo Hamburgo por meio da Secretaria de Educação (SMED).

O acervo inclui peças de madeira que retratam animais como tamanduás, onças e jacarés, cestos e balaios trançados feitos de taquara e criciúma, colares e instrumentos musicais como chocalhos. As peças expostas fazem parte do acervo da Escola Municipal de Arte desde março de 2019 e foram doadas a partir de parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Para amenizar os impactos causados pelas obras de infraestrutura realizadas pelo DNIT em pontos de venda de artesanato dos índios, o órgão adquire peças e doa para instituições de ensino como forma de valorizar a cultura indígena.