Defesa Civil

03/01/2018 13:10

Defesa Civil de Novo Hamburgo divulga atividades em relatório anual



A Defesa Civil apresenta o seu balanço anual de atividades com o objetivo de informar a população hamburguense sobre a atuação da coordenadoria municipal em 2017 no que diz respeito a planejamento para a prevenção e redução de desastres. Foram 641 serviços e suportes de proteção durante o ano passado. Também 30 interdições sob risco de deslizamentos foram registradas, com o devido levantamento fotográfico para arquivamento no setor, dentre outras ações que impulsionaram o desempenho do órgão. A Defesa Civil trabalha com agentes efetivos e voluntários que atuam em pontos de risco do Município.

Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Tenente Claudiomiro da Fonseca, o órgão passou por uma restruturação iniciada nos primeiros dias da Administração Fátima Daudt. “Ao assumir a coordenadoria, em janeiro do ano passado, encontramos uma estrutura fragilizada num primeiro momento, incluindo o prédio-sede, com escassez de equipamentos de trabalho e de suprimentos usados em situações de emergência”, observa o Tenente.

Atualmente, a reserva de materiais rende um item à parte. Lonas estão à disposição em quantidade suficiente para atendimento emergencial em caso de destalhamento predial em situações climáticas de anormalidade, assim como o estoque mínimo de telhas e a efetivação de um procedimento administrativo estratégico que garanta a compra de itens mediante a Decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública. “O sentimento é de dever cumprido diante da nova realidade da Defesa Civil em Novo Hamburgo, a ponto de conseguirmos contabilizar mais de 600 atendimentos em doze meses e projetarmos as estratégias para 2018.”

Além da qualificação técnica do atual efetivo da Defesa Civil, o Tenente Fonseca ressalta a criação de um departamento que se dedicou a regularizar a situação dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCIs). Trata-se do programa que visa a orientar os ocupantes de espaços físicos públicos sobre a forma de agir em situações de sinistros. Também se destaca a elaboração e a atualização do Plano de Contingência Municipal de Defesa Civil, iniciado em abril e revisado em setembro de 2017. “Ao concluir o nosso relatório anual, tivemos a convicção de estarmos no caminho certo para fazer do órgão uma referência regional”, completa.

Atualmente, o efetivo da organização passou a contar também com um engenheiro civil como responsável técnico e dois estagiários de nível superior, das áreas de Engenharia e Arquitetura.

Implantação de PPCIs

Vinculado ao Gabinete da Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, a Defesa Civil atuou em eventos climáticos adversos, na remoção de fontes de perigo, como fios caídos e postes inclinados em virtude de intempéries, nas interdições em prédios e na elaboração, encaminhamento e acompanhamento de PPCIs. Foram 14 planos aprovados e outros em análise e andamento, incluindo eventos como do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Canudos, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS); do Centro de Cultura de Novo Hamburgo, pela Secretaria de Cultura (Secult); do Ginásio Municipal de Esporte Alberto Mosmann, o Ginásio da Fenac, pela Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), de escolas municipais e da Guarda Municipal.

Treinamentos e capacitações pela prevenção de desastres

Em 2017, a Defesa Civil também colocou em prática mais de 90 treinamentos de prevenção e combate a incêndios, além de intensificar o trabalho com mais de 30 capacitações sobre controle de riscos gerais e noções de proteção, além de ter emitido mais de cem pareceres técnicos ao longo do ano.

Melhorias na infraestrutura e reforço técnico de efetivo

Com relação à estrutura física, o órgão passou a contar com melhorias no antigo prédio do foro de Novo Hamburgo, como a manutenção do telhado, procedimentos para instalação de energia elétrica individual, a alteração no sistema de telefonia e rede de Internet e dados. Também está prevista a pintura das instalações pela Diretoria de Patrimônio da Prefeitura.

Mais um telefone fixo à disposição da comunidade

Para melhor atender a comunidade, a Defesa Civil de Novo Hamburgo pode ser acionada por mais um telefone fixo. O novo número é o 3097-9408. Os demais telefones da Defesa Civil são 3587-7863 (atendimento em horários de expediente da Prefeitura) e os móveis 9 9964-3889 e 9 8013-9178 (plantão), quando atendentes permanecem em alerta pelos celulares para eventuais chamados da população.

A base hamburguense da Defesa Civil está localizada na Rua Bento Gonçalves, esquina com a Rua Três de Outubro, no bairro Pátria Nova.

Recomendar esta notícia via e-mail:
  • Imprimir
  • Recomendar
  • Compartilhe
  • PDF
  • Inicial
  • Voltar