Educação de Novo Hamburgo é destaque no Prêmio Gestor Público

Publicado em 06/11/2019 - Editado em 11/11/2019
Secretária de Educação, Maristela Guasselli (E), na premiação com a prefeita Fátima Daudt
Vandré Brancão/PMNH

O trabalho desenvolvido na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo recebeu mais um importante reconhecimento. Na noite de terça-feira, 5 de novembro, a prefeita Fátima Daudt recebeu o Certificado de Reconhecimento do 18º Prêmio Gestor Público pelo projeto Descobrindo minha cidade #partiuNovoHamburgo, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Educação (SMED). A cerimônia de entrega aconteceu no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa do Estado. “É uma satisfação para Novo Hamburgo receber tantos reconhecimentos pela educação. Me sinto orgulhosa pela trabalho realizado pela Rede Municipal de Ensino e pela conquista destes prêmios”, destacou a prefeita Fátima Daudt durante a cerimônia.

Lançado no início de 2018, o #partiuNovoHamburgo propõe que estudantes e professores façam uma saída de estudos pelos principais pontos históricos e turísticos da cidade. Ao longo de um dia, o grupo passa por 32 locais que são referenciados por um professor que acompanha o passeio. “Valorizamos o ensino pela experiência, proporcionando aos estudantes vivências que fortalecem o vínculo com o município o exercício da cidadania”, explica Dionísio Hatzenberger, coordenador do projeto.

O trajeto também contempla paradas para visitação de museus e parques, além do almoço, que acontece do bairro rural de Lomba Grande. Para a realização do projeto também foi produzido um livreto com a história e informações de cada um dos pontos visitados e que foi entregue para todas as escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade. Em dois anos, mais de 6.700 crianças já participaram do projeto. “Esta é uma das iniciativas que realizamos nas escolas e que contribuem para o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, resume a secretaria de Educação, Maristela Guasselli.

Este é o terceiro ano consecutivo que a cidade fica entre os vencedores do prêmio com projetos de educação. Em 2017, o município recebeu o certificado de reconhecimento pelo Programa Escola Mais Segura. Em 2018, conquistou o Prêmio Gestor Público pelo Programa Escola Sustentável (PES) além do Prêmio Gestor Público Especial com o projeto Tecnologia Aplicada aos Serviços de Saúde.
A 18ª edição do prêmio analisou 147 projetos de 77 cidades gaúchas. “Estes vencedores são projetos que trazem importante resultados para suas comunidades”, destacou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS).