Espaço Albano Hartz recebe exposição “Alegorias Utópicas”

Espaço Albano Hartz recebe exposição “Alegorias Utópicas”

Linha de apoio
Segunda etapa do projeto "Performance: o corpo que fala" tem abertura no dia 26
Publicado em 25/07/2018 - Editado em 26/07/2018
A exposição Alegorias Utópicas fica aberta até o dia 29 de agosto
Crédito
Rafael Petry

Inicia nesta quinta-feira, dia 26, a partir das 19 horas, mais uma etapa do projeto Performance: o corpo que fala, ocupando a pinacoteca do Espaço Cultural Albano Hartz. Desta vez, a artista France Amaral traz ao público o seu trabalho “Alegorias Utópicas”, onde por meio da videoperformance aborda questões que envolvem o conflito na busca por um padrão ideal de beleza. “Creio não existir um padrão de beleza, pois todos somos belos. Entretanto, a indústria da moda insiste em idealizar um padrão quase inatingível, causando um sentimento de não pertencimento e baixo estima nas pessoas, principalmente nas mulheres. É isso que procuro criticar com o meu trabalho”, explica France.

Além do vídeo, a exposição conta com 55 fotografias, que foram extraídas do material audiovisual, e os figurinos utilizados durante a ação. “Esta é a minha primeira exposição individual no Albano Hartz e isso é importante para minha carreira. Acredito que a interação de jovens e crianças com o meu trabalho é o que me deixa mais ansiosa. Espero que as obras façam questionar e refletir sobre a sociedade dá para a aparência física”, comenta a artista. O Espaço Cultural recebe, semanalmente, visitas de alunos de escolas e colégios da cidade e da Região.

Conforme o secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, o projeto Performance: o corpo que fala segue o objetivo de aproximar a comunidade dos trabalhos artísticos desenvolvidos em Novo Hamburgo e na região. “É parte do trabalho da Secult apresentar novos artistas e contribuir para que a qualidade artística da cidade seja mantida”, comenta Cardoso.

O Espaço Cultural Albano Hartz funciona de segundas a sextas-feiras das 9 às 18 horas e aos sábados 9 às 13 horas, com entrada gratuita para toda a comunidade. A exposição Alegorias Utópicas fica aberta até o dia 29 de agosto.

SERVIÇO

O quê: Projeto Performance: o corpo que fala – Exposição Alegorias Utópicas

Quando: abertura dia 26 de julho a partir das 19 horas

Onde: Espaço Cultural Albano Hartz – (Calçadão Osvaldo Cruz, 112 – Centro de Novo Hamburgo)