Obras de revitalização do Centro são apresentadas ao Grupo Pensando Novo Hamburgo

Obras de revitalização do Centro são apresentadas ao Grupo Pensando Novo Hamburgo

Publicado em 13/06/2018 - Editado em 14/06/2018
Prefeita Fátima explicou o Programa ao Grupo Pensando Novo Hamburgo
Crédito
Tatiane Brandão

As obras de revitalização do Centro, que integram o Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado, estiveram em pauta durante reunião-almoço do Grupo Pensando Novo Hamburgo nesta quarta-feira, 13, no Grêmio Atiradores. A prefeita Fátima Daudt, acompanhada de secretários municipais e também da arquiteta Andréa Elisa Martins Schütz, apresentou detalhes do investimento que está sendo feito com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), incluindo também a Praça do Imigrante e o calçadão Oswaldo Cruz. O PDMI prevê ainda a construção de um Centro de Inovação Tecnológica (CIT) e a implementação de um plano de prevenção à violência, entre outras iniciativas. “Não estamos aqui para falar de planos. Estamos falando de execução, de algo que está em andamento”, destacou a prefeita, referindo-se às obras que se iniciaram ainda no mês de maio.

Entre os questionamentos apresentados pelo Grupo Pensando Novo Hamburgo, uma das preocupações foi com relação ao setor industrial. “Temos que comemorar a recuperação dos recursos do BID, mas o que podemos esperar em relação à indústria”, questionou Valter Broda, integrante do grupo. De acordo com a prefeita, essa foi uma preocupação desde o início do projeto. “Com as obras teremos um impacto econômico muito importante para todos. E, pensando Novo Hamburgo para o futuro, conseguimos incluir no projeto o fortalecimento do setor coureiro-calçadista e as indústrias criativas”, acrescentou Fátima Daudt, referindo-se à construção do Centro de Inovação Tecnológica.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, o setor do comércio também está recebendo atenção especial. “O Centro é um ponto de referência para o município como um todo. Queremos estimular e criar uma nova cultura para que os comerciantes invistam cada vez mais em seus estabelecimentos, atraindo as pessoas que virão para o Centro de Novo Hamburgo”, observou a secretária. Quanto à segurança, outro ponto abordado durante a reunião, os integrantes comemoraram a instalação de um ponto da Guarda Municipal onde hoje é o Receptivo Turístico. “É um projeto grandioso que queremos deixar para as gerações futuras”, disse a prefeita que colocou sua equipe à disposição da coordenadora do Grupo Pensando Novo Hamburgo, Rosana Oppitz, para esclarecimentos sempre que necessário.