CONAE - Etapa Municipal

I Conferência Municipal de Educação

A Conferência Municipal de Educação de Novo Hamburgo foi um processo de planejamento participativo de educação para a cidade de Novo Hamburgo com caráter deliberativo que estabeleceu as metas da educação do Sistema Municipal de Ensino para os próximos dez anos a partir dos compromissos da Administração Popular:

I - A democratização do acesso e permanência na escola, com efetiva aprendizagem;
II - A democratização da gestão escolar;
III - A democratização do conhecimento para o sucesso escolar dos alunos;
IV - A valorização e qualificação dos profissionais das escolas.

OBJETIVOS

Objetivo geral: Construir solidariamente o Projeto Estratégico de Educação do Sistema Municipal de Ensino de Novo Hamburgo para os próximos 10 anos, em regime articulado e de colaboração com as demais redes, níveis e modalidades de ensino do município, promovendo uma educação de qualidade social, difundindo os valores da cidadania, da autonomia e da cooperação.

Objetivos específicos:

  • Planejar o Sistema Municipal de Ensino abrangendo as Escolas da Rede Municipal de Novo Hamburgo e as escolas de educação infantil privadas, a partir da construção coletiva de princípios para a educação.
  • Elaborar em regime de colaboração com o Estado, um projeto de ampliação gradativa do atendimento da Educação Básica no município.
  • Articular o trabalho educacional da Rede Municipal de Ensino com as diversas redes, níveis e modalidades de ensino desde a Educação Infantil até o ensino superior.
  • Possibilitar o surgimento de projetos coletivos de trabalho, suscitando novas práticas educativas.

A Conferência Municipal de Educação de Novo Hamburgo teve como tema: A construção solidária de um projeto estratégico de educação para Novo Hamburgo, o qual foi discutido a partir dos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 – Conhecimento e Currículo - tempos e espaços na escola

Eixo 2 – Avaliação

Eixo 3 – Gestão Democrática

Eixo 4 – Princípios de Convivência

Eixo 5 – Inclusão, Diversidade e Igualdade

Eixo 6 – Educação Ambiental e Sustentabilidade

Cada eixo temático foi debatido em plenárias realizadas em cada escola sob responsabilidade da Equipe Diretiva, que constituiu uma Coordenação da Conferência Escolar, com representação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, que teve como tarefas a coordenação do processo da Conferência Escolar e a construção de um cronograma de plenárias de debates, conforme as orientações da Coordenação Municipal da 1ª Conferência Municipal de Educação de Novo Hamburgo.

A Conferência Municipal de Educação construiu princípios e diretrizes para orientar o ensino e os Regimentos Internos das escolas em suas diferentes dimensões. Os eixos propostos para os debates da 1ª Conferência Municipal de Educação foram os seguintes:

  1. Conhecimento e currículo - tempos e espaços na escola;
  2. Avaliação;
  3. Gestão Democrática;
  4. Princípios de Convivência;
  5. Inclusão, Diversidade e Igualdade;
  6. Educação Ambiental e Sustentabilidade.
     

Em 2011, aconteceram as conferências regionais (norte, sul, leste e oeste) com culminância na realização da Conferência Municipal.