Municipais

Projeto Pequeno Atleta

Projeto Pequeno Atleta

O Projeto “Pequeno Atleta” tem o objetivo de promover vivências e aprendizagens por meio do esporte, no sentido de oportunizar uma participação maior das crianças e jovens na prática esportiva e assim contribuir com sua formação e com sua qualidade de vida.

Com enfoque no esporte educacional, o Projeto foi instituído a partir do ano de 2017. É uma ferramenta fundamental no processo de aprendizagem, pois além de auxiliar no desenvolvimento integral dos alunos, contribui para diminuir a desigualdade social, oferece vivências que diminuem o tempo ocioso das crianças e jovens, melhorando o rendimento escolar e diminuindo a evasão.

Proposta
A proposta do Projeto "Pequeno Atleta" colabora para que todos tenham acesso a diferentes experiências, ampliando seu envolvimento na sociedade de maneira positiva, contribuindo diretamente em seu desenvolvimento e em sua formação como cidadão, associando a prática esportiva e todas as ações que dela decorrem ao processo de escolarização, resultando na aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades de cada criança, adolescente e jovem. O esporte, concebido como uma manifestação cultural, agrega praticantes e adeptos em todo mundo, contribuindo com a constituição de identidades sociais, além de promover lazer ou até meio de subsistência.
Foco
Crianças e jovens participantes do Projeto têm a oportunidade de praticar esporte no contraturno escolar, descobrindo as diversas práticas esportivas, com ênfase em atletismo. O Projeto também tem enfoque no cuidado com a saúde, com hábitos de alimentação balanceada, além de dar subsídios para prevenir envolvimento com drogas lícitas ou ilícitas.
Reflexos
Na comunidade escolar também há reflexos positivos deste engajamento percebido na escola, que é o desejo de participação e de valorização dos esforços. Este envolvimento estimula mais pessoas a participarem das atividades da escola, fazendo com que as vivências sejam maiores e enriquecedoras. Estas ações da comunidade promovem mudanças positivas, pois cria um sentimento de pertencimento que passa a fazer parte do cotidiano escolar.
Objetivo geral
Oferecer aos alunos inscritos no Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral (MOVE) a participação em atividades físicas voltadas à iniciação esportiva com o intuito de promover a saúde e qualidade de vida.
Objetivos específicos
Aprimorar habilidades motoras;

Desenvolver o fortalecimento mental e social de crianças e adolescentes;

Diminuir a vulnerabilidade e risco social através dos valores do esporte;

Conhecer diferentes realidades;

Participar de práticas saudáveis;

Melhorar o rendimento escolar;

Desenvolver o espírito de coletividade;

Ampliar o tempo de permanência em espaços escolares;

Estimular o envolvimento dos professores de Educação Física na proposta do Projeto.

Ações para implementação do Projeto
Apresentação da proposta do Projeto Pequeno Atleta aos Coordenadores Comunitários e aos Coordenadores Pedagógicos das escolas

Realização da SEMANA DE MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS, para implementação e formação dos agentes que atuarão no Projeto Pequeno Atleta

Formação com os Coordenadores Comunitários sobre os protocolos exigidos para validação dos testes do PROESP (Projeto Esporte Brasil/UFRGS)

Fórum para divulgação e socialização das práticas e vivências realizadas no Projeto

Acompanhamento e realização de oficinas nas escolas participantes

Realização de eventos esportivos

Participação em competições esportivas

Realização de Festivais de Integração entre os alunos

Avaliação do desenvolvimento do Projeto