Municipais

Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral - MOVE

Logo MOVE

A Secretaria Municipal de Educação, visando qualificar e ampliar a educação integral da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, institui o Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral – MOVE no ano de 2018, desenvolvidos em 50 escolas de ensino fundamental, sob sua organização e supervisão, mantido com recurso financeiro municipal, no momento em que foi suspenso o repasse de verba para a educação integral, pelo Governo Federal. O recurso municipal é repassado pelo Decreto Municipal Nº 6.901/2015, de 17 de julho de 2015, que autoriza o destino de recursos financeiros para despesas com o Projeto Municipal de Educação Integral.

Através das ações do MOVE objetiva-se ampliar a jornada, diversificar as experiências e contribuir para as aprendizagens e formação integral dos alunos por meio de atividades educativas, lúdicas e recreativas. Para desenvolvê-las, cada escola oferece as propostas de acordo com seu Projeto Político Pedagógico (PPP), materiais disponíveis e recursos humanos.

A carga horária oferecida no MOVE é de 17 horas e 30 minutos semanais, sendo 3 horas e 30 minutos diárias agregadas ao turno regular, de segunda a sexta-feira. Nas atividades oferecidas aos alunos, o acompanhamento pedagógico de matemática e língua portuguesa é obrigatório, acontecendo no mínimo quatro períodos semanais por turma, dois de cada componente curricular, e as demais atividades são desenvolvidas conforme a proposta de cada escola.

Para a SMED, a Educação Integral não é sinônimo apenas de mais tempo na escola, mas sim traduz o objetivo de oferecer aos alunos múltiplas oportunidades de aprendizagem por meio do acesso à cultura, à arte, ao esporte, à ciência e à tecnologia, por meio de atividades planejadas, com intenção pedagógica e sempre alinhadas ao PPP da escola, tendo compromisso e preocupação constante com a qualificação do atendimento, dos espaços físicos e das propostas oferecidas.