Olimpíada Escolar 2020

Punhobol

Link para visualização das escolas inscritas:

 

Data, horário e local: conforme o cronograma abaixo:

 

DESCRIÇÃO DA MODALIDADE

O Punhobol é o esporte que mais títulos mundiais trouxe a cidade de Novo Hamburgo. Nossa cidade é HEXACAMPEÃ MUNDIAL DE CLUBES, pela Sociedade Ginástica NH, e muitos de seus atletas integram a Seleção Brasileira.

É um esporte coletivo praticado ao ar livre, trazido pelos imigrantes alemães, por isso muito praticado em regiões de colonização alemã. Apesar de mais antigo que o vôlei, é menos conhecido. Está se desenvolvendo em todo o mundo como prática competitiva e também como ferramenta pedagógica nas escolas. Além da Europa e da América do Sul, está sendo jogado nos Estados Unidos, Austrália e África. Em 2015, nos Estados Unidos, aconteceu o primeiro campeonato PANAMERICO de PUNHOBOL.

Esporte muito fácil de jogar, aprende-se brincando. Pode ser praticado por ambos os sexos e em todas as idades É bastante inclusivo e se adapta a qualquer espaço físico e material, as regras e número de jogadores também. É parecido com o vôlei, porém, os toques podem ser dados com apenas um dos braços e sempre com a mão fechada.

Classificação 2019:

SUB 13 MASCULINO

1º  IENH 

2º EMEF João Goulart

3º EMEF Martha Wartenberg

4º Colégio Cenecista

SUB 13 FEMININO

1º Colégio Cenecista

2º EMEF PRUDENTE DE MORAES

3º EMEF João Goulart

4º EMEF EUGÊNIO NELSON RITZEL

SUB 15 MASCULINO

1º Colégio Cenecista

2º IENH

3º EMEF Martha Wartenberg

4º EMEF EUGÊNIO NELSON RITZEL

SUB 15 FEMININO

1º EMEF Martha Wartenberg

2º Colégio Cenecista

3º IENH

4º EMEF Adolfina Diefenthäler