Novo Hamburgo comemora Dia do Brincar com live e brincadeiras antigas

Novo Hamburgo comemora Dia do Brincar com live e brincadeiras antigas

Publicado em 29/05/2020 - Editado em 01/06/2020
Transmissão ao vivo com o tema “O que as crianças precisam viver na Educação Infantil?” marcou a Semana do Brincar
Crédito
Bruna Provenzano

Se em anos anteriores a Semana Municipal do Brincar de Novo Hamburgo foi comemorada com encontro entre as pessoas de diferentes idades e atividades ao ar livre, neste ano a celebração foi mediada a partir da tecnologia. Como forma de marcar a data e convidar a comunidade a resgatar brincadeiras antigas, a Secretaria de Educação (SMED) tem usado as redes sociais para mobilizar as famílias para o encontro entre gerações a partir das atividades lúdicas. Entre os dias 26 e 30 de maio, o Facebook da Prefeitura de Novo Hamburgo publica conteúdos relembrando jogos como cama de gato, ioiô e amarelinha.

Já no Dia Mundial do Brincar, 28 de maio, a SMED promoveu uma transmissão ao vivo com o tema “O que as crianças precisam viver na Educação Infantil?”. A atividade foi mediada pela secretária de Educação, Maristela Guasselli, e contou com a participação da coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da SMED, Luciane Varisco, e do professor da Unisinos e coordenador do Observatório da Cultura Infantil (OBECI), Paulo Fochi. A live, que foi transmitida pelo canal da secretaria no YouTube e assistida por mais de 12 mil pessoas, faz parte das ações da proposta “Reflexão e aproximações em tempos de quarentena”, da SMED, que busca, também, aproximar a universidade e a escola pública. “Reafirmamos a importância da Educação Infantil como etapa inicial da Educação Básica e reconhecemos o valor desta fase da infância”, afirmou Maristela.

#semanadobrincarnh

O tema da 5a Semana Municipal do Brincar é “Vamos despertar a criança que mora em você, resgatando as brincadeiras da infância?”. Até sábado, a SMED vai lembrar de dez brincadeiras antigas que podem ser feitas por toda família. As sugestões são inspiradas nas obras do artista plástico Ivan Cruz, que pintou mais de 500 quadros com temas de sua infância, incluindo jogos e confecção de brinquedos. Algumas das imagens ilustram a campanha. Utilizando a hashtag #semanadobrincarnh a professores e comunidade compartilham vídeos e fotos realizando as atividades na sala ou pátio de casa, sempre respeitando as orientações de distanciamento social no combate ao novo coronavírus.

A Semana Municipal do Brincar tem, entre seus objetivos, a valorização e o encontro em torno das brincadeiras entre as pessoas de diferentes idades, desde as crianças até os idosos. A Aliança pela infância, movimento internacional por uma infância digna e saudável escolheu como tema para Semana Mundial deste ano “Brincar entre o céu e a terra”, que remete ao mundo da imaginação e das inúmeras possibilidades para brincar.