Bicicross trouxe adrenalina para a Olimpíada Escolar

Publicada em 09/05/2016 - Atualizada em 17/10/2024
A modalidade Bicicross-BMX, reuniu 23 participantes. - Foto: Jorge Boruszewsky
Evento inédito nas redes públicas de ensino do Rio Grande do Sul ocorreu no sábado

A adrenalina foi sentida de perto pelos competidores da Olimpíada Escolar Para Todos de Novo Hamburgo, na manhã de sábado, 7 de maio. A responsável por essa nova sensação foi a modalidade Bicicross-BMX, que reuniu 23 participantes das redes Municipal, Estadual e Particular, no Grêmio Atiradores de Novo Hamburgo, no bairro Rondônia. Foram disputadas as categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15 entre meninos e meninas. Os jogos são organizados pela Prefeitura, por meio das secretarias de Esporte e Lazer (SMEL) e de Educação (SMED), e destinados para todas as escolas da cidade, acontecendo em diferentes espaços, a partir de parcerias com clubes, entidades e colégios.

O chefe de Esporte e Lazer da SMEL, Cezar Ribeiro, destaca que é a primeira vez que o Bicicross-BMX integra a Olimpíada Para Todos, e que o motivo dessa inclusão foi justamente esse esporte estar presente nos Jogos Olímpicos, que acontecerão em 2016 no Brasil. “Pedalar, todos pedalam. Agora, proporcionar que isso se torne uma prática, na qual aprendam valores e seja estimulada a superação coletiva e individual é algo que somente o esporte pode nos dar”, avalia Ribeiro.

O estudante do 6º ano da IENH Lucas Lopes Kunst, revela que aprendeu muito com o Bicicross, sendo motivado a iniciar no esporte por influência de um amigo de seu pai. “Eu sempre gostei de andar de bicicleta, mas só depois de conhecer o Vítor Plentz, que já foi campeão em todo o Brasil e em vários países, comecei a me interessar mais e resolvi competir”, explica o garoto de 11 anos e que iniciou aos 8. “O Plentz é meu amigo de infância, e deu muito incentivo para o meu filho, mostrando que ali ele poderia aprender virtudes como o trabalho em equipe e a solidariedade”, complementa o administrador Evandro Kunst, 45 anos, o pai do Lucas.

Além do Bicicross, esta edição da olimpíada contará com outras novas modalidades: Tênis, Taekwondo e Bocha Adaptada. Também foram ampliadas as atividades do Para Todos, que são voltadas aos estudantes com deficiência. Ao todo foram inscritas 66 escolas da cidade.Cronograma:

Handebol: 19, 23 e 24 de maio

Punhobol: 16 e junho

Xadrez e Para Todos: 30 de junho

Tênis: 5 de julho

Bocha Adaptada: 5 de julho

Vôlei: 22 de agosto

Taekwondo e Para Todos: 27 de agosto

Judô e Para Todos: 18 de setembro

Rugby: 30 de setembro

Atletismo e Para Todos: 18 e 19 de outubro

Basquete e Para Todos: 11 de novembro

Galeria da notícia