Prefeitura lança projeto Escola Mais Segura

Publicada em 30/06/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Símbolo do "Escola Mais Segura" traz a ideia de alguém sendo abraçado e protegido por outro. - Foto: Bárbara Viacava

Na quinta-feira, 30 de junho, a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir de uma parceria entre as secretarias de Educação (SMED) e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SESMUR), lançou o projeto Escola Mais Segura. A iniciativa foi apresentada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Monteiro Lobato para a comunidade, alunos, diretores e representantes das Associações de Pais e Mestres das Escolas Municipais (APEMEMs), e busca aumentar a segurança no entorno das instituições de ensino.

O projeto prevê a criação de quatro equipes de ronda para as escolas, que serão compostas por automóvel, ferramentas de comunicação, rastreador e dois Guardas Municipais, totalizando oito agentes, que receberão treinamento específico para o trabalho junto às crianças e aos adolescentes. Também serão realizadas ações de conscientização como campanhas, blitze e oficinas. A coordenadora do Departamento Psicosocial da SMED, Carla Watte, explicou aos presentes detalhes do projeto. "A ideia é que a base seja a palavra, a conversa, que a gente identifique a violência e proponha novas ações",destacou.

O secretário Especial de Gabinete, Gilmar Valadares, que representou o prefeito Luis Lauermann, fez um pedido ao público. "Nós queremos que a comunidade nos ajude conversando com os agentes e também ouvindo eles, avaliando se o serviço está funcionando e dando ideias para que possamos melhorar se for preciso",ressaltou Valadares.

Conquista do Orçamento Participativo (OP)

O projeto contará com recurso de R$ 250 mil, garantidos por meio do Orçamento Participativo (OP), já que a segurança foi indicada pelos hamburguenses que participaram das assembleias públicas como uma das prioridades de investimentos. "Ficamos muito felizes em dar esse primeiro passo em mais uma ação para proteger a população",relatou o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Filipe Nunes Ferreira.

Um grupo de trabalho formado por integrantes da SMED e da SESMUR já trabalha na elaboração de procedimentos padrões que levam em consideração os direitos humanos e a cultura de paz. Os equipamentos estão em fase final de compra e a previsão é de que as rondas iniciem pelo Kephas, Diehl, Redentora, Canudos e Santo Afonso. "Esse é mais um momento marcante na educação, é uma caminhada que já está dando certo. Estamos quebrando o senso de conter a violência e trabalhando na prevenção dela",completou a secretária de Educação, Cristiane Sousa Costa.

Galeria da notícia