Banco de trocas será reaberto

Publicada em 04/07/2016 - Atualizada em 17/10/2024
Reunião entre as coordenações de grupos de artesãos definiu calendário de feiras. - Foto: Vanessa Monni

Facilitar o acesso a materiais recicláveis e de qualidade. Esse é o objetivo do Banco de Trocas que será reinaugurado nesta segunda-feira, 4 de julho. A atividade é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR). Podem participar da ação os artesãos vinculados a diretoria de Economia de Solidária.

O material vem de empresas parceiras licenciadas a partir da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM). “Assim que o material chega aqui no espaço, é feita uma triagem e uma avaliação. Assim garantimos um material de qualidade para os nossos artesãos”, pontua o diretor de Economia Solidária, Alex Rönnau. O Banco de Trocas funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas, no Espaço Multifuncional de Economia Solidária, que funciona nas dependências da Estação Rodoviária Normélio Stabel (Rua Três de Outubro, 667, 2° andar – Pátria Nova). Para retirada do material é necessário assinar um termo de compromisso, assim como o de comprometimento de trazer uma peça para exposição a partir do material retirado.

Reunião definiu calendário de feiras

Na sexta-feira, 1 de julho, os coordenadores dos grupos vinculados a diretoria de Economia Solidária, se reuniram para definir o calendário de feiras mensais para o segundo semestre de 2016. O encontro foi realizado nas dependências do Espaço Multifuncional de Economia Solidária. São aproximadamente 60 artesãos associados distribuídos em sete associações sendo elas: Casa do Artesão, Fórum Municipal de Economia Solidária, Associação dos Artesãos de Hamburgo Velho, Brique da Praça 20, Artesãos da Praça do Imigrante, Associação dos Artesãos e Artes de Novo Hamburgo. “Muito mais que comercializar, o artesanato proporciona a opção de as pessoas adquirirem um produto único e de qualidade. E as feiras são um gerador de oportunidades para que isso aconteça”, destaca o coordenador da Casa do Artesão, Marcelo Bissigo.

Galeria da notícia