Tudo o que você precisa saber sobre castração animal em Novo Hamburgo

Publicada em 08/08/2016 - Atualizada em 17/10/2024
A profissional da construção civil, Mariza Baron, de 32 anos, e o filho Riquelme Kainã Baron Santos, de 5, foram buscar os seus cachorrinhos após as castrações. - Foto: Jorge Boruszewsky

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), oferece atualmente dois tipos de serviço de esterilização animal: o “Projeto Castração para População de Baixa Renda” e o “Castramóvel”. O primeiro projeto prevê o preenchimento de uma ficha cadastral, que deve ser entregue no Parque Municipal Henrique Luiz Roessler (Parcão), tendo um custo conforme a renda familiar do solicitante do serviço. A ficha pode ser encontrada no Parcão, nas Feiras de Adoção de Animais promovidas pelo Centro Municipal de Proteção aos Animais (CEMPRA), ou ainda ser impressa no site da SEMAM, semam.novohamburgo.rs.gov.br.

Já o segundo, o Castramóvel, consiste em uma unidade móvel, que pode realizar até sete intervenções cirúrgicas por intervenção. Esse trabalho é realizado junto aos Agentes Comunitários de Saúde das Unidades de Saúde da Família (USFs) de cada localidade. Uma formação é dada aos moradores, orientando sobre a importância do controle populacional e da guarda responsável. Nos dias 25, 26 e 27 de julho,16 animais foram esterilizados pelo Castramóvel no bairro Santo Afonso. A ação ocorreu junto a Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Palmeira, onde os animais já cadastrados foram recolhidos e levados ao CEMPRA, e após serem castrados, retornaram para os seus donos.

Comunidade aprova

A profissional da construção civil, Mariza Baron, de 32 anos, e o filho Riquelme Kainã Baron Santos, 5, foram buscar os seus cachorrinhos na tarde de terça-feira, dia 27 de julho, após terem sido castrados. “Meu filho não via a hora de reencontrar os nossos cãezinhos. Adoramos o serviço, ainda mais que vieram no nosso bairro e depois devolveram no mesmo dia. Foi um trabalho louvável”, reconhece Mariza, dona do cachorro Chumisco. As fichas cadastrais foram feitas pelas funcionárias da Unidade de Saúde.

Formas de castração detalhada

1-Projeto Castração para População de Baixa Renda:

Para inscrição nesse projeto, os interessados deverão preencher uma ficha cadastral, a qual está disponível no Parcão, nas Feiras de Adoção de Animais ou ainda pode ser impressa no site da SEMAM (semam.novohamburgo.rs.gov.br), clicando em Canil Municipal, a partir da aba Proteção. Após o preenchimento completo, essa ficha deverá ser entregue no Parque Municipal Henrique Luiz Roessler (Parcão), na Rua Barão de Santo Ângelo, s/nº, no bairro Hamburgo Velho ou diretamente no CEMPRA com cópia simples de: documento de identificação, CPF, comprovante de endereço e renda familiar.

Após aprovação do cadastro, é emitido um boleto com a taxa referente às castrações, conforme espécie, gênero e peso dos animais. Após o pagamento da taxa, o contribuinte deverá entrar em contato com o Canil através do telefone (51) 9683-2117 para agendamento das castrações. No dia marcado, o inscrito deverá levar o(s) animal(is), após jejum prévio, às 7h50 na sede do Parcão ou no CEMPRA, com o comprovante de pagamento. Todos os animais sob tutela do contribuinte inscrito poderão ser castrados; e as esterilizações serão realizadas diretamente na sede do CEMPRA.

2 - Projeto Castramóvel:

O levantamento da população contemplada pelo Castramóvel é realizado diretamente pelos Agentes Comunitários de Saúde das Unidades de Saúde da Família (USFs) de cada região da cidade. Após o levantamento da população, os tutores dos animais participam de uma reunião com um Médico Veterinário do CEMPRA, momento para esclarecer dúvidas sobre importância da castração, guarda responsável e maus tratos. As castrações são agendadas com os tutores desses animais que participaram da reunião. Parte dos animais são esterilizados na unidade móvel (Castramóvel), e os demais são levados à sede do CEMPRA. O Castramóvel vai até as comunidades mais carentes do Município, sendo que os interessados devem esperar o Castramóvel ir até o seu bairro.

Vale a ressalva de que os projetos de castração promovidos pelo CEMPRA são voltados exclusivamente para público de baixa renda, pois essa é uma exigência do Conselho de Medicina Veterinária (CRMV/RS), órgão fiscalizador da profissão.

Galeria da notícia