Semana de Esporte e Lazer homenageou os profissionais de Educação Física

Publicada em 01/09/2016 - Atualizada em 17/10/2024
No encontro, professores e estudantes de Educação Física, professores da Sala de Recursos Multifuncionais e coordenadores e monitores do Programa Mais Educação, puderam aprender mais com as palestras, oficinas, exercícios com ritmo e demais atividades que foram programadas para a data. - Foto: Jorge Boruszewsky

A Semana de Esporte e Lazer de Novo Hamburgo encerrou na quinta-feira, 1º de setembro, homenageando os profissionais de Educação Física pelo seu dia. No encontro, que ocorreu na Sociedade Aliança, professores e estudantes de Educação Física, professores da Sala de Recursos Multifuncionais e coordenadores e monitores do Programa Mais Educação puderam aprender novos temas com as palestras, oficinas, exercícios com ritmo e demais atividades que foram programadas para essa data especial. “Hoje encerramos uma semana recheada com uma programação abrangente, que inclui idosos, adolescentes, crianças e adultos, em atividades esportivas. Vale lembrar que a cada R$ 1,00 investido em Esporte, se economizam R$ 2,00 em Segurança e Saúde”, declarou o titular da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), Valdir Dallenogare. “O nosso intuito foi proporcionar aos participantes uma maior qualidade de vida, incorporando socialmente, mas sempre pensando na saúde e no bem-estar comum”, completou o coordenador técnico da SMEL, Cézar Ribeiro. A iniciativa da Semana é da Prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer (SMEL) e Educação (SMED).

Após a palestra “Alfabetização Cinestésico-Corporal”: um desafio interdisciplinar no desenvolvimento das linguagens na Educação Básica, com o professor Dr. Ednaldo da Silva Pereira Filho, os profissionais de Educação Física puderam participar de oficinas. Uma delas foi a de Abordagem Diferente com Ritmos, ministrada pelo professor de dinâmica corporal e delegado adjunto da Federação Internacional de Educação Física do Rio Grande do Sul, Fernando Saraiva. “A minha oficina tem como foco principal, elevar a autoestima e o condicionamento físico das pessoas, por meio da música. Muitas vezes, não aderimos a uma prática esportiva ou uma aula de dança, pensando que não conseguiremos desempenhar o que está sendo proposto, por isso, desistimos. A minha intenção é fazer com que todos participem, vendo que é algo possível e benéfico de fazer”, explica Saraiva.

O professor da Universidade Feevale e também de Ensino Fundamental (em outro município), Luis Eurico Kerber, conta que faz questão de trabalhar nos anos iniciais, pois as gerações estão frequentemente mudando, e os professores precisam acompanhar essas novidades. “Participo desses encontros, porque é fundamental estarmos nos requalificando para acompanharmos as novas tendências educacionais. Outro ponto, é que constantemente temos desafio na profissão, inclusive desmistificar a ideia de que apenas damos uma bola para os alunos jogarem e não nos importamos com a formação deles”, observa o professor.

Torneio ocorre nesta sexta-feira

A Semana de Esporte e Lazer deveria ser encerrada na quinta-feira, 1º de setembro. Porém, como o Torneio Escolar de Futebol de Campo, que deveria ter ocorrido na terça-feira, 30 de agosto, foi transferido devido ao mau tempo, ela se estende por mais um dia. Por isso, os jogos das categorias Sub-14 Masculino e Feminino, ocorrem na sexta-feira, 2 de setembro, das 8 às 16 horas, no Campo do Guarani (Rua Demétrio Ribeiro, 1085, bairro Guarani).

Galeria da notícia