Esporte e inclusão na Olimpíada Para Todos

Publicada em 19/09/2016 - Atualizada em 17/10/2024
A competição de Judô da Olimpíada Para Todos aconteceu na Sociedade Ginástica - Foto: Keli Frois

O domingo, 18 de setembro, foi marcado pelo esporte e pela inclusão. A Olimpíada Escolar Para Todos de Novo Hamburgo é uma competição organizada pela Prefeitura, a partir das secretarias de Esporte e Lazer (SMEL) e de Educação (SMED), e promoveu disputas de Judô, que aconteceram na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (Rua Castro Alves, 166, bairro Rio Branco), à partir das 9 horas.

O evento, que teve apoio da Pajova, contou com a presença de 270 competidores, de 23 escolas, nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14 e sub-17 entre meninos e meninas, além da categoria Para Todos, que esse ano contou com três competidores. Foram eles: Bianca Carolina Tesser, 11 anos, e Rebeca Coelho Constante, 12 anos, da EMEF Presidente Deodoro da Fonseca, portadoras de Deficiência Intelectual; e Henrique da Veiga Pinheiro, 12 anos, da EMEF Arnaldo Grin, Síndrome de Down.

Os competidores da modalidade Para Todos lutaram com outros competidores não portadores de deficiência e que possuem super graduação, o que possibilita lutas mais seguras. Nessa modalidade todos os participantes receberam medalhas de ouro.

Conforme César Ribeiro, representante da SMEL, essa inclusão é muito importante. “Nos alegra demais conseguir trazer esses alunos para as competições, propiciar que eles possam competir. É o terceiro ano que contamos com essa categoria e a cada ano conseguimos melhorar e ajudar ainda mais essas crianças, fazer com que eles possam desenvolver suas habilidades, aprender novas técnicas”, comentou.

A professora da EMEF Pres. Deodoro da Fonseca, Mirian Freitas, esteve no evento acompanhando as alunas Bianca e Rebeca e destacou a importância do Para Todos. “Essa é uma oportunidade única de inclusão, é de extrema importância”.

Letícia Franco, mãe de Arthur Salles, ganhador da medalha de prata na categoria sub-10, se ofereceu nesta edição para ajudar na organização do evento e contou o que achou sobre a competição. “O judô é um esporte olímpico, que desenvolve a coordenação, o raciocínio, além do espírito esportivo. É muito importante para o desenvolvimento das crianças, e também ensina que se pode perder e se pode ganhar. Essa competição é muito importante e legal, e é a terceira vez que o Arthur compete”, destaca.

“É a quarta vez que a Jaqueline participa, e é uma sorte para nós ela poder fazer parte desse evento. É um evento sempre ótimo”, comentou Juliana da Rosa, mãe da Jaqueline da Rosa, ganhadora da medalha de prata na categoria sub-12.

Olimpíada Escolar Para Todos

Neste ano, a Olimpíada Escolar Para Todos acontece entre os meses de abril e novembro e conta com novas modalidades. Foram incluídas na competição as provas de Tênis, Bicicross, Taekwondo e Bocha Adaptada. Também foram ampliadas as atividades do Para Todos, que são voltadas aos estudantes com deficiência. Ao todo foram inscritas 67 escolas da cidade. Os jogos acontecerão em diferentes espaços da cidade, a partir de parcerias com clubes, entidades e colégios.

Galeria da notícia