Curso de Arbitragem comunitária é sucesso de participantes na Praça da Juventude

Publicada em 19/10/2016 - Atualizada em 17/10/2024

A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) e da equipe da Praça da Juventude, está promovendo, desde o dia 26 de setembro, o curso de capacitação para árbitros em competições e eventos comunitários. O curso conta com apoio da Fundação La Salle e do Sindicato dos Árbitros do Estado do Rio Grande do Sul (SAFERGS). “É uma oportunidade para se obter o conhecimento sobre as regras de arbitragem, além de promover o esporte”, destaca o titular da SMEL, Valdir Dallenogare.

Essa é a segunda edição do curso, que nesse ano conta com mais que o dobro de inscritos. Em 2015 foram formados 31 alunos, e em 2016 já são 76 alunos frequentando as aulas. “Percebemos também, o interesse por parte do público feminino. No ano passado, tínhamos somente uma aluna. Hoje temos nove”, enaltece o coordenador da Praça da Juventude, ministrante do curso e árbitro da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Daniel Bins. “Isso mostra que o futebol é pra todos e todas” completa Bins.

Durante o curso, os alunos têm aulas práticas que orientam sobre o uso do apito, posicionamento em campo, manejo da bandeira e trabalho em equipe. As aulas têm duração de 50 horas e são realizadas duas vezes por semana em segundas-feiras das 19 às 21 horas e sábado das 9 às 12 horas. A certificação do curso acontecerá no dia 5 de dezembro com local ainda a ser definido. A partir da conclusão do curso, homens e mulheres estarão aptos a atuarem em partidas e campeonatos de cunho comunitário.

Presença de árbitros renomados

Além das orientações de Daniel Bins, as aulas serão ministradas por árbitros convidados pertencentes ao quadro da FGF, CBF e do SAFERGS. Dentre os nomes destacam-se: Anderson Daronco (FIFA), Jean Pierre (Aspirante FIFA), Lucio Flor (CBF) e Elio Nepomuceno Jr. (CBF).