Renan Dal Zotto inspira comunidade hamburguense ao falar de planejamento
Palestra do técnico da Seleção Brasileira de Vôlei integrou a agenda das comemorações dos 90 anos de Novo Hamburgo
O vôlei do Brasil tornou-se uma das maiores referências do esporte em todo o mundo e sua trajetória, dentro e fora das quadras, enche cada brasileiro de orgulho. E um dos protagonistas dessa história construída com muito trabalho veio dividir sua experiência com os hamburguenses integrando a agenda de comemorações dos 90 anos da cidade. O técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Renan Dal Zotto, palestrou na manhã desta terça-feira, 11, na Sociedade Ginástica, tendo como foco Planejamento Estratégico.
A atividade foi uma parceria entre as secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Educação, da Rádio ABC 900 e da própria Ginástica, que contou com a presença de aproximadamente 500 pessoas para receber uma das estrelas da inesquecível Geração de Prata. A prefeita Fátima Daudt considerou o tema da palestra muito adequado por representar o momento pelo qual a cidade passa. “Assim como no esporte, precisamos contar com uma equipe e, da mesma forma, sem planejamento, não conseguimos concretizar nada”, disse a prefeita.
Coisas boas e orgulho
O secretário de Esporte e Lazer, Jorginho Schmidt, destacou e agradeceu a presença de referências importantes para a trajetória do esporte no País. “Fico feliz em receber aqui no clube, onde conquistei muitas coisas boas, pessoas que nos enchem de orgulho”, afirmou o secretário.
A palestra de Dal Zotto foi precedida pela explanação do seu auxiliar técnico, Marcelo Fronckowiak, que iniciou sua fala destacando a presença de uma mulher à frente da cidade de Novo Hamburgo. “É fundamental que nossa sociedade valorize cada vez mais a força feminina e fico ainda mais contente em ver que, ao lado da prefeita Fátima, temos secretárias e outras mulheres auxiliando no crescimento da cidade”, disse Fronckowiak.
Ele destacou a importância do professor de Educação Física na formação da criança, daquela que se tornará, futuramente, o atleta. Para isso, ressaltou, é fundamental que o profissional de Educação Física tenha em mente o quanto representa para o aluno, independente de qualquer situação. “Quando vocês se sentirem desmotivados, lembrem-se de que são referência para alguém”, disse Froncokwiak.
Foco, treino e dedicação
E quando se fala em referência, Dal Zotto fez questão de citar Novo Hamburgo como um grande polo revelador de talentos no esporte. Sentindo-se intensamente acolhido, o sucessor de Bernardo Rezende, o Bernardinho, levou o público a uma viagem à década de 80 quando, como parte da Geração de Prata, ao lado de outras estrelas, como Willian, Montanaro e Bernard, abriu um caminho que, décadas depois, viria a consagrar o voleibol brasileiro.
Com isso, o técnico da Seleção ilustrou a importância do planejamento, em qualquer área da vida. É preciso partir de um princípio e ter um foco e, no meio disso, muito treino e dedicação.
E foi assim que o atleta que chegou a ser desacreditado por um treinador por ser baixo demais, alcançou o posto de melhor atacante do mundo. “Quando recebi a crítica eu tinha duas opções: acreditar ou usá-la como combustível para alimentar meu sonho. Escolhi a segunda”, reforçou. Depois de se consagrar nas quadras, Dal Zotto desempenhou várias funções administrativas e de gestão em clubes pelo Brasil, até chegar ao comando da seleção brasileira. “É um desafio assumir o lugar de um cara que construiu algo tão forte e sei que nunca vou substituí-lo, porque a história do Bernardinho é dele. Mas cabe a nós, agora, manter essas conquistas e seguir trabalhando pelo crescimento do voleibol no Brasil”, afirmou.
Contente com a oportunidade de estar ao lado de ídolos, o professor de Educação Física Alexandre Höher avaliou a ação como extremamente positiva. Para ele, o mais importante foi entender as palavras de Dal Zotto como o que ele denominou de “pílulas”. “Ele nos deu alguns toques importantes para nossa vida de forma geral, palavras inspiradoras para levar à reflexão”, acrescentou o professor.