Retomada das obras da Rua Rincão depende de realocação de redes de telefonia e energia elétrica

De acordo com o secretário Enio Brizola, a Prefeitura tem buscado a interlocução com as empresas para uma solução mais rápida possível. A GVT se comprometeu a iniciar os trabalhos já na quarta-feira, dia 16 de janeiro. Já da Oi e da AES Sul, a Prefeitura ainda aguarda retorno. “Assim que a parte dessas empresas for realizada, as obras serão retomadas, já com o início da colocação de asfalto na via”, garante Brizola.
Além dessas situações, a Prefeitura ainda está negociando doações de terrenos por parte de moradores, que como contrapartida terão redução do IPTU (o terreno diminui) e a valorização do imóvel com as melhorias que serão feitas na Rua Rincão. As transferências de muros, portões e demais alterações que precisarem ser feitas nos imóveis devido às obras não terão custo para a comunidade, pois estes gastos já estão inseridos nos recursos destinados à duplicação da via. A maioria dos moradores já assinou a doação.
As melhorias:
- A duplicação da Rua Rincão é um dos desejos mais antigos da comunidade de Novo Hamburgo. As intervenções eram esperadas há 30 anos e foram possibilitadas por meio de convênio entre Prefeitura e a Fundação de Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). O investimento é de R$ 1.345.930,59.
- A pavimentação abrange 6,9 mil metros quadrados da rua, contemplando asfalto em uma largura de 9 metros entre o meio-fio e o canteiro central nos 800 metros de trecho entre as Ruas Hungria e Rumânia.
- O canteiro central terá 4 metros de largura entre as Ruas Hungria e Finlândia e 2 metros no trecho restante. No canteiro, serão instalados os novos postes de iluminação, deslocando a rede elétrica para o meio da via.
- Na área em que a Rua Rincão é mais elevada, no trecho que pertence ao município de Estância Velha, serão construídos muros de proteção e escadarias para facilitar o deslocamento de pedestres.
- A obra ainda contempla 668 metros de sistema de drenagem (melhorias já promovidas, evitando alagamentos), sinalização da via e rampas de acessibilidade nas esquinas.