Feira do Produtor oferece alimentos livres de agrotóxicos

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, as feiras buscam beneficiar tanto o consumidor quanto o produtor rural. Ele acrescenta que a maioria dos produtos oferecidos é livre de agrotóxicos. No entanto, alguns alimentos são cultivados com defensivos agrícolas. “Para diferenciá-los, basta observar a cor das mesas das bancadas. A verde é para os produtos sem agrotóxico e a azul indica os comerciais, que podem ou não ter algum defensivo”, indicou.
Conforme Gutbier, os agricultores da cidade produzem a partir do cultivo orgânico e, para isso, recebem apoio técnico de agrônomos, uma parceria da Prefeitura com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Para incentivar a produção, são disponibilizadas linhas de crédito aos produtores, para investimentos em irrigação, maquinas e implementos agrícolas, tudo isso com o objetivo de expandir os negócios.
Renda gerada aos produtores e comunidade satisfeita com qualidade
A Feira do Produtor é uma forma de sustento de muitas famílias de Lomba Grande. Expondo seus produtos desde a primeira edição da feira, em 12 de maio de 1989, o produtor Alfredo Strack comentou que conseguiu permanecer na zona rural da cidade graças aos rendimentos que obtém ao comercializar o que cultiva. “Se não fosse assim, eu também iria para a zona urbana, como muitos outros. Trabalhando na feira, consegui realizar meus sonhos e sustentar minha família”, afirmou.
O também produtor Raul Müller ressalta que as condições climáticas dos últimos 15 dias prejudicaram as colheitas. Com isso a venda dos produtos na feira é importante para o equilíbrio do orçamento da família. “A feira é uma oportunidade que temos de conseguir vender tudo o que produzimos em nossa propriedade. As frutas, verduras, o pão, tudo gera renda”, enfatizou.
A Feira do Produtor satisfaz a comunidade. Todas as terças-feiras, a técnica em enfermagem Fátima Nunes vai até a feira da Rua Lima e Silva. “Moro no bairro Operário e não deixo de ir à feira. Priorizo pela qualidade de vida e, por isso, busco produtos naturais. Além disso, gosto do mel que é vendido aqui”, comentou. Já a massoterapeuta Denise Guerreiro Donelli, enalteceu a qualidade dos produtos encontrados. “São fresquinhos, orgânicos e, além disso, produzidos do bairro onde eu moro, na Lomba Grande”, disse ela, acompanhada dos filhos.
Abaixo, a relação dos locais das Feiras do Produtor em Novo Hamburgo.
Bairro Centro: Rua Lima e Silva, em frente ao Receptivo Turístico
Terças e quintas-feiras, das 15h às 18h30
Sábados, das 7h30 às 12h
Bairro Centro: Rua Corte Real
Quintas-feiras, das 8h às 11h
Bairro Centro: Praça 20 de Setembro
Quintas-feiras, das 7h às 12h
Bairro Pátria Nova: Rua Voluntários da Pátria
Quintas-feiras, das 14h30 às 17h30
Bairro Rio Branco: Rua Padre Maurício
Quintas-feiras, das 7h às 11h
Bairro Guarani: Rua São Luiz Gonzaga
Sextas-feiras, das 15h30 às 18h30
Bairro Hamburgo Velho: Praça Mauá
Sextas-feiras, das 14h às 18h
Bairro Ideal: Mercado Público
Sextas-feiras, das 15h às 18h30
Bairro Primavera: Rua Bela Vista, junto à Paróquia São José
Sextas-feiras, das 15h15 às 18h30
Bairro Jardim Mauá: Avenida Francisco Manoel da Silva, esquina com a Rua Carioca
Sábado, das 8h às 12h
Bairro Santo Afonso: Rua Guia Lopes, esquina com Rua Flamengo
Sábado das, 7h às 12h
Bairro Lomba Grande: Rua João Aloysio Allgayer
Sábado, das 7h às 12h
Bairro Rondônia: Rua Caí, esquina com a Avenida Coronel Travassos
Sábado, das 8h às 12h
Bairro Canudos: Rua Bartolomeu de Gusmão, esquina com a Rua Mundo Novo
Sábado: 8 às 12 horas