Feira do Produtor oferece alimentos livres de agrotóxicos

Publicada em 16/01/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Denise Guerreiro Donelli procura a Feira em busca de alimentos fresquinhos - Foto: Paulo Barcelos
Em busca de alimentos orgânicos livres de agrotóxicos, centenas de pessoas buscam diariamente os produtos oferecidos nas barracas da Feira do Produtor Rural de Novo Hamburgo. Cenouras, rabanetes, couves, alfaces, morangas, melão, queijos, mel e linguiça fazem sucesso com a comunidade. Também são oferecidos na feira biscoitos, bolos, pães e cucas caseiras. Tudo é produzido por 40 famílias do bairro rural de Lomba Grande. A feira ocorre de forma itinerante em diferentes bairros da cidade, nas terças, quintas, sextas-feiras e sábados.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, as feiras buscam beneficiar tanto o consumidor quanto o produtor rural. Ele acrescenta que a maioria dos produtos oferecidos é livre de agrotóxicos. No entanto, alguns alimentos são cultivados com defensivos agrícolas. “Para diferenciá-los, basta observar a cor das mesas das bancadas. A verde é para os produtos sem agrotóxico e a azul indica os comerciais, que podem ou não ter algum defensivo”, indicou.

Conforme Gutbier, os agricultores da cidade produzem a partir do cultivo orgânico e, para isso, recebem apoio técnico de agrônomos, uma parceria da Prefeitura com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Para incentivar a produção, são disponibilizadas linhas de crédito aos produtores, para investimentos em irrigação, maquinas e implementos agrícolas, tudo isso com o objetivo de expandir os negócios.

Renda gerada aos produtores e comunidade satisfeita com qualidade

A Feira do Produtor é uma forma de sustento de muitas famílias de Lomba Grande. Expondo seus produtos desde a primeira edição da feira, em 12 de maio de 1989, o produtor Alfredo Strack comentou que conseguiu permanecer na zona rural da cidade graças aos rendimentos que obtém ao comercializar o que cultiva. “Se não fosse assim, eu também iria para a zona urbana, como muitos outros. Trabalhando na feira, consegui realizar meus sonhos e sustentar minha família”, afirmou.

O também produtor Raul Müller ressalta que as condições climáticas dos últimos 15 dias prejudicaram as colheitas. Com isso a venda dos produtos na feira é importante para o equilíbrio do orçamento da família. “A feira é uma oportunidade que temos de conseguir vender tudo o que produzimos em nossa propriedade. As frutas, verduras, o pão, tudo gera renda”, enfatizou.

A Feira do Produtor satisfaz a comunidade. Todas as terças-feiras, a técnica em enfermagem Fátima Nunes vai até a feira da Rua Lima e Silva. “Moro no bairro Operário e não deixo de ir à feira. Priorizo pela qualidade de vida e, por isso, busco produtos naturais. Além disso, gosto do mel que é vendido aqui”, comentou. Já a massoterapeuta Denise Guerreiro Donelli, enalteceu a qualidade dos produtos encontrados. “São fresquinhos, orgânicos e, além disso, produzidos do bairro onde eu moro, na Lomba Grande”, disse ela, acompanhada dos filhos.

Abaixo, a relação dos locais das Feiras do Produtor em Novo Hamburgo.

Bairro Centro: Rua Lima e Silva, em frente ao Receptivo Turístico

Terças e quintas-feiras, das 15h às 18h30

Sábados, das 7h30 às 12h

Bairro Centro: Rua Corte Real

Quintas-feiras, das 8h às 11h

Bairro Centro: Praça 20 de Setembro

Quintas-feiras, das 7h às 12h

Bairro Pátria Nova: Rua Voluntários da Pátria

Quintas-feiras, das 14h30 às 17h30

Bairro Rio Branco: Rua Padre Maurício

Quintas-feiras, das 7h às 11h

Bairro Guarani: Rua São Luiz Gonzaga

Sextas-feiras, das 15h30 às 18h30

Bairro Hamburgo Velho: Praça Mauá

Sextas-feiras, das 14h às 18h

Bairro Ideal: Mercado Público

Sextas-feiras, das 15h às 18h30

Bairro Primavera: Rua Bela Vista, junto à Paróquia São José

Sextas-feiras, das 15h15 às 18h30

Bairro Jardim Mauá: Avenida Francisco Manoel da Silva, esquina com a Rua Carioca

Sábado, das 8h às 12h

Bairro Santo Afonso: Rua Guia Lopes, esquina com Rua Flamengo

Sábado das, 7h às 12h

Bairro Lomba Grande: Rua João Aloysio Allgayer

Sábado, das 7h às 12h

Bairro Rondônia: Rua Caí, esquina com a Avenida Coronel Travassos

Sábado, das 8h às 12h

Bairro Canudos: Rua Bartolomeu de Gusmão, esquina com a Rua Mundo Novo

Sábado: 8 às 12 horas