Com 1,2 mil marcas em exposição, FIMEC estará ainda mais internacional

Publicada em 30/01/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam projeta a FIMEC ainda mais consolidada no cenário internacional - Foto: Divulgação/Fenac
Considerada a segunda feira mais importante do mundo no setor coureiro-calçadista, a FIMEC segue num processo cada vez maior de internacionalização, tanto por parte de expositores como por parte de visitantes. Neste ano, a feira acontece de 12 a 15 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, data antecipada com relação às edições anteriores, o que deve favorecer ainda mais a realização de negócios em função da logística e possibilidade de aproveitamento das novidades já para as próximas coleções. A 37ª edição da Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes contará com aproximadamente 1,2 mil marcas em exposição.

“Além de ser o único evento mundial, onde é possível conhecer as tendências e novidades de todos os setores, a FIMEC vem consolidando, ano a ano, a sua força no cenário internacional”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Elivir Desiam. Ele informa que a edição 2013 contará com expositores de vários países, com destaque para empresas vindas da Alemanha, Argentina, Itália, Colômbia e também da França, que pela primeira vez estará presente em um evento brasileiro com vários curtumes, por meio da Fédération Française de La Tannerie Mégisserie. Também já estão confirmados expositores do Japão, China, Taiwan, Tailândia, Turquia, Holanda, Espanha e Uruguai, entre outros países.

As empresas argentinas estarão presentes com a parceria da Caipic – Camara de lãs industrias provedoras del Calzado. Já os expositores alemães estarão em dois pavilhões da Fimec: máquinas para calçados e também na área de química para curtumes e couros, com parceria da Nuremberg Messe. “Isto contribui para que a FIMEC tenha sua importância ainda mais significativa no mercado, oferecendo um ambiente apropriado para a realização de negócios”, afirma Desiam.

A feira é uma realização da Fenac e da Prefeitura de Novo Hamburgo, com a parceria das principais entidades do setor: Associação Brasileira de Estilistas de Calçados e Afins (ABECA), Associação Brasileira de Químicos e Técnicos da Indústria do Couro (ABQTIC), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (ABRAMEQ); Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul (AICSul), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Universidade Feevale.