Arca das Letras contempla Município com duas bibliotecas

Na cerimônia, Pepe Vargas salientou que, em todo o País, 2 mil municípios integram o programa. “Mais de 1 milhão de famílias já foram beneficiadas com quase 2 milhões de livros”, destacou o ministro. Das duas arcas que ficarão em Novo Hamburgo, uma estará situada na Casa da Lomba (Rua João Aloysio Allgayer, 1645). A outra será itinerante, onde líderes comunitários levarão os exemplares à comunidade. Em cada uma, estarão cerca de 200 obras literárias. Antonio Lucas agradeceu o recebimento do material, destacando que a ação será de extrema importância para o desenvolvimento da cidade. “Com certeza, as arcas serão muito bem utilizadas pela comunidade rural de nosso Município”, assegurou.
No evento, 35 bibliotecas foram distribuídas para 19 municípios. No entanto, ao todo, 57 cidades gaúchas farão parte do Arca das Letras. Em Novo Hamburgo, as bibliotecas estarão sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Conforme o secretário Carlos Gutbier, a Arca das Letras era uma atividade muito esperada. “Esta oportunidade irá refletir diretamente na comunidade, inclusive com troca de conhecimentos”, frisou. Também estavam presentes no evento o prefeito eleito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann, e o deputado federal, Ronaldo Zulke.
“Vai ser muito bom para as crianças, pois tudo começa com elas”
Durante a cerimônia, foi feita a entrega simbólica das arcas às comunidades de Lomba Grande e de Coxilha Negra, situada em Morro Reuter. O gerente da divisão regional da Eletrosul, Celso de Andrade Neves Brites, e a coordenadora nacional do programa Arca das Letras do MDA, Maria Dione de Souza Ferreira, entregaram o material para a agente de leitura de Novo Hamburgo, Delci Bauer Bühler, 55 anos. Ela acredita que o programa trará benefícios agora e no futuro. “Vai ser muito bom para nós e principalmente para as crianças, pois tudo começa com elas”, salientou.
Os agentes de leitura serão os cuidadores das bibliotecas e auxiliarão a comunidade. Durante a segunda-feira, na Fenac, 70 agentes participaram de uma capacitação para exercer esse serviço. Fernanda Nielsen da Cruz, 17 anos, estava entre os participantes e ela será responsável pela biblioteca da Casa da Lomba. “Para mim, isso é ótimo. Passo a maior parte do tempo em bibliotecas. Gosto muito de ler e já trabalhei com isso”, comentou.