Xadrez estimula atenção e raciocínio na Olimpíada Escolar
Entre os atletas, muitos deles eram novatos em competição, como o caso do estudante Felipe Borges, de 10 anos, aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Nilo Peçanha, e que representou os demais colegas na abertura dos jogos. “Este é o meu primeiro dia de competição e desejo a todos boa sorte”, disse. Mais do que definir aqueles que escolherão as melhores estratégias e ganharão a partida, de acordo com o secretário de Educação, Alberto Carabajal, o xadrez promove benefícios no desempenho escolar. “É preciso muita concentração para aprender a jogar. O esporte também ensina a ganhar e a perder, como é na vida”, ressaltou enquanto saudava os estudantes.
Xadrez é tradição
Mantendo a tradição da prática do xadrez nas escolas, a Rede Municipal de Ensino apresentou o maior número de participantes nesta modalidade. Em todas as categorias, foram 16 escolas municipais que levaram seus estudantes. Morador de Lomba Grande, o jovem Cauã de Fraga, 9 anos, atravessou a cidade para representar a EMEF Conde D'eu na Olimpíada. “Eu aprendi a jogar na escola e essa é a primeira vez que eu participo de uma competição. Estou achando bem legal e tem bastante gente”, comentou. Para o secretário da SMEL, Ricardo Ritter, o Ica, a Olimpíada promove o encontro de crianças de diferentes bairros. “É também a oportunidade da gurizada fazer novos amigos. Acreditamos na socialização por meio do esporte”, afirmou.
Até julho, mais três novas modalidades serão realizadas. Na quinta-feira, dia 28 de junho, acontecerá a segunda etapa dos jogos de handebol, que foram divididos em dois dias de competição. As partidas acontecerão no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, que fica na Rua Portugal, s/nº, no bairro Rincão.
Classificação Xadrez
1º EMEF Pres. Affonso Penna
2º EMEF Machado de Assis
3º EMEF Conde D'eu
Modalidades da Olimpíada Escolar Para Todos
Natação
Futsal
Tênis de Mesa
Basquete
Punhobol
Atletismo
Handebol
Xadrez
Vôlei
Judô
Rugby Tag