Comusa lança obras de ampliação do abastecimento de água em Novo Hamburgo

Publicada em 06/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Será assinado na manhã de quarta-feira, dia 7 de agosto, a ordem de início das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo. A atividade ocorre a partir das 11 horas na sala de reuniões da sede da autarquia (Avenida Coronel Travassos, 287 – bairro Rondônia). Com o investimento de R$ 29,3 milhões, Novo Hamburgo passará a captar 950 litros de água por segundo, ampliando em 26% o processo que é feito atualmente. “Isso garantirá maior segurança no abastecimento, com um sistema robusto, eficiente e econômico”, afirma o diretor-geral da Comusa, Mozar Dietrich.

A ampliação do SAA consiste em três projetos. O primeiro deles é o novo processo de captação de água bruta junto ao Rio dos Sinos, em Lomba Grande. Esse volume será conduzido pelo segundo projeto, a adutora que levará a água até a Estação de Tratamento de Água (ETA), junto à sede da Comusa. Esse transporte será feito por meio de tubulações de 1 metro de diâmetro e que percorrerão uma extensão de 5,5 quilômetros de Lomba Grande até a ETA. Todo esse volume de água bruta será tratado no terceiro projeto que envolve o SAA, a ampliação da ETA, que hoje trata 750 litros por segundo e passará a tratar 950 litros por segundo.

A medida contempla uma série de investimentos que a Comusa realiza para qualificar o abastecimento. Entre eles, está o Programa de Substituição de Redes em toda a cidade. Já foram implantadas novas tubulações de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) em 600 quilômetros de rede, restando 200 quilômetros para serem contemplados. O PEAD tem durabilidade de, pelo menos, 50 anos, e alta resistência, o que evita vazamentos e estouros de rede, até hoje comuns em partes da cidade em que ainda se mantém tubulações antigas. “Estamos realizando grandes investimentos em saneamento, investimentos que afetam o presente e projetam o futuro de nossa cidade”, reforça o prefeito Luis Lauermann.