Oficina de artesanato promove Economia Solidária

Publicada em 08/08/2013 - Atualizada em 17/10/2024
Oficinas contam com roda de conversa sobre economia solidária - Foto: Luís Francisco Caselani
Quinzenalmente, nas tardes de quintas-feiras, um grupo de mulheres se reúne no prédio da Igreja Mapan, no bairro Canudos, para a confecção de produtos artesanais. A iniciativa integra o projeto Por Um Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário, coordenado pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR). A oficina de artesanato gratuita acontece das 14 horas às 17 horas e conta com o auxílio de professores e dos próprios colegas. “Nós estamos sempre nos ajudando para melhorarmos. As aulas têm sido de grande valia para todas nós”, destaca a costureira Regina Schutz, 49 anos.

A primeira parte de cada encontro é dedicada a uma roda de conversa sobre as noções de Economia Solidária e um momento de integração. Em seguida, são iniciados os trabalhos artesanais. Regina conta que desde que ela começou a acompanhar as aulas ela já confeccionou flores de feltro, colares e pesos de porta. “Eu estou conseguindo vender os trabalhos que eu aprendo aqui, o que me proporciona uma renda extra. O legal é que eu percebo que as pessoas também estão valorizando o que eu produzo, não compram apenas para me ajudar. Já tenho até encomenda de colares”, comenta.

De acordo com a assessora técnica do projeto, Isabel Lima, as aulas contam hoje com cerca de 15 participantes. “A adesão da comunidade à nossa proposta tem sido bem interessante, o que nos leva a crer no crescimento do projeto. As pessoas estão conseguindo descobrir e desenvolver suas habilidades”, explica. Além da oficina na sede da Igreja Mapan, que fica na Rua Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1755, são organizados encontros semanais nas tardes de terças-feiras, também das 14 às 17 horas, na Incubadora Pública de Economia Solidária, localizada no segundo andar da Estação Rodoviária Normélio Stabel. Para participar das oficinas, basta entrar em contato pelo telefone 3527-4252.