Educação Infantil terá 12 novas escolas em Novo Hamburgo

Publicada em 11/01/2012 - Atualizada em 17/10/2024
A doméstica Lídia de Oliveira Arruda (ao lado da filha Jennifer) planeja matricular a filha Ágata (no colo) na nova escola - Foto: Bruna Provenzano
Até o final de 2012, pelo menos seis novas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) serão concluídas em Novo Hamburgo. A previsão da Prefeitura, a partir das Secretarias de Educação e Desporto (SMED) e Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), é de que a construção de outras seis unidades seja iniciada no mesmo período. Ao todo, as 12 escolas representarão um incremento de 2.340 vagas, aumento de 48% no número de crianças atendidas na Educação Infantil no Município, que atualmente é de 4,8 mil. O investimento deve superar os R$ 20 milhões.

O esforço e alto investimento da Administração são para amenizar na cidade uma dificuldade enfrentada por vários municípios da região no que diz respeito à falta de vagas para crianças entre zero e 5 anos nas instituições públicas de ensino. “São construções que representam um avanço no fortalecimento da Educação Infantil e também garantem a redução do déficit de vagas no Município”, afirma o prefeito Tarcísio Zimmermann.

Das 12 novas escolas, quatro devem ser concluídas já nos primeiros meses de 2012 nos bairros Rondônia, São José (Kephas), Canudos (Morada dos Eucaliptos) e Boa Saúde. Outras duas nos bairros Jardim Mauá e Lomba Grande devem entrar em funcionamento até o final do ano. Mais três (Roselândia, Santo Afonso e outra em Canudos) já foram licitadas e aguardam o início das obras. Somente estas reúnem investimento total de R$ 15.188.277,75 entre verbas do Governo Federal e da Prefeitura. As três instituições restantes estão em fase de licitação e captação de verbas.

Novas escolas foram reivindicadas no OP

Atualmente, a cidade conta com 21 EMEIs e o significativo aumento do número de escolas – que deverá passar para 33 – é, também, resultado das escolhas realizadas pela comunidade hamburguense no Orçamento Participativo (OP). A ampliação do número de vagas para crianças com até 5 anos foi uma das demandas mais votadas em quatro bairros que receberão as instituições. Um deles é Lomba Grande, onde a nova EMEI já começou a ser construída e atenderá a comunidade local, contemplando a pequena Ágata Alexandra Arruda, de 2 anos, filha da doméstica Lídia de Oliveira Arruda, de 33 anos. “Planejo matricular minha filha assim que a escola estiver pronta. Trabalho o dia todo e esta EMEI será muito importante para mim”, comemora a mãe.

Prefeitura abre concurso para professores

Cada uma das novas EMEIs contará com cerca de 35 educadores. Para selecionar estes profissionais, a Prefeitura abriu concurso público com 70 vagas para professores, inicialmente. Os demais educadores serão chamados conforme as escolas forem entregues à comunidade. Os editais estão disponíveis no site www.novohamburgo.rs.gov.br.

A estrutura de cada EMEI

- As novas EMEIs que estão sendo construídas pela Administração em Novo Hamburgo foram aprovadas pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância)

- A iniciativa tem como objetivo destinar recursos para a construção e aquisição de equipamentos para escolas públicas de educação infantil

- O projeto das escolas leva em consideração aspectos como acessibilidade, segurança e higiene. Cada instituição é composta por salas de aula, berçário, trocador, laboratório de informática, sala multiuso, cozinha, refeitório, banheiros, área de serviço e administrativo, pracinha, anfiteatro, pátio coberto e estacionamento