Artesãos participam de oficinas de capacitação

Publicada em 23/04/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Oficinas de capacitação reúnem artesãos de Novo Hamburgo - Foto: Luísa Venter
A primeira turma a participar das oficinas de capacitação oferecidas pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), teve aulas na segunda-feira, dia 23 de abril. Foram duas oficinas, uma sobre “Artesanato”, pela manhã, e uma sobre “Estratégias de Comercialização”, à tarde. A capacitação contou com 40 alunos e foi realizada no auditório do Espaço Cultural Albano Hartz. Outros 40 alunos participam das mesmas oficinas na sexta-feira, dia 27 de abril, das 8 às 17h30, no mesmo local. As iniciativas fazem parte do Projeto de Capacitação e Geração de Trabalho e Renda da Prefeitura, juntamente com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS).

As aulas foram ministradas pela consultora em estratégias de mercado para artesanato, Angela Klein. Segundo ela, o intuito é mostrar que é possível valorizar a cultura de Novo Hamburgo com o artesanato. “Essa oficina é um despertar para o desenvolvimento de uma coleção com a identificação de Novo Hamburgo. Estou apresentando casos de sucesso no Rio Grande do Sul e no Brasil, que apresentam referências locais”, disse.

Membros de todas as entidades municipais de artesanato estão participando das oficinas. São elas: Brique da Praça 20, Economia Solidária, Praça do Imigrante, Hamburgo Velho, Casa do Artesão e Associação dos Artesãos e Artes de Novo Hamburgo (Asaartes). A artesã Leda Vargas, 60 anos, faz parte do grupo de Hamburgo Velho, e está tirando muito proveito das aulas. “A oficina está abrindo nossos horizontes para qualificarmos nosso trabalho e competirmos no mercado. É um apoio para podermos crescer, formarmos cooperativas e vendermos inclusive para grandes empresas”, afirmou.

A gerente de Economia Solidária da SEDETUR, Isabel Lima, vê na ação a oportunidade de unir as entidades, para que cresçam juntas. ”As oficinas estão sendo muito interessantes para a integração entre as entidades. Além de ser um projeto inovador na cidade, que incentiva a construção de cooperativas”, concluiu. Isabel ressaltou também que essa é apenas uma das etapas do Projeto de Capacitação e Geração de Trabalho e Renda, que terá atividades durante todo o ano. Os artesãos que participaram destas oficinas se unirão na “Grande Feira de Artesanato do Dia das Mães”, que ocorrerá na Praça do Imigrante de 9 a 12 de maio.