Feira de artesanato leva diversidade de produtos e atrações para Praça do Imigrante

Publicada em 10/05/2012 - Atualizada em 17/10/2024
A Grande Feira de Artesanato do Dia das Mães abriu oficialmente no dia 9 e segue até o dia 12 de maio - Foto: Júlia Bondan
Com música e uma grande diversidade de produtos, iniciou na quarta-feira, dia 9 de maio, a Grande Feira de Artesanato do Dia das Mães. A atividade, que contará com a participação de 120 artesãos, praça de alimentação e diversas atrações culturais, é uma realização da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), e ocorre até o dia 12 de maio, das 9 às 20h30, na Praça do Imigrante.

O secretário da SEDETUR, Carlos Finck, considera a feira mais um incentivo para os artesãos. “A feira tem o objetivo de incentivar o artesão e o desenvolvimento da Economia Solidária, gerando trabalho e renda”, afirmou. São seis entidades de artesanato do Município que estão envolvidas: Brique da Praça 20, Economia Solidária, Artesãos da Praça do Imigrante, Artesãos de Hamburgo Velho, Casa do Artesão e Associação dos Artesãos e Artes de Novo Hamburgo (Asaartes).

Além de uma feira variada, com artesãos de todos os grupos da cidade e praça de alimentação com produtos da agricultura familiar, haverá diversas atrações culturais, entre elas a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, teatro de rua, apresentação de bandas de diversos estilos musicais e um baile de encerramento com o Grupo TR Tradição.

Para o diretor de Economia Solidária e Apoio a Microempresas, Ênio Brizola, além de uma ótima oportunidade para encontrar presentes para as mães, esse é um momento para os artesãos mostrarem o seu potencial. A artesã, Nelda Santos, de 58 anos, lembrou a importância de eventos como este. “Esta feira reúne todos os artesãos, com um mesmo objetivo. É ótimo que nós possamos nos reunir com um objetivo em comum: compartilhar nosso artesanato”, disse a aposentada.

Também estiveram presentes na abertura oficial da feira o chefe de gabinete da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Jeferson Padai, representantes dos grupos de artesãos e o prefeito Tarcísio Zimmermann, que ressaltou a importância da feira. “É um projeto antigo que agora estamos tendo a oportunidade de realizar, para beneficiar os artesãos da nossa cidade”, disse.

O projeto

A feira faz parte do Projeto de Capacitação e Geração de Trabalho e Renda da Prefeitura, juntamente com a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), sob a organização da Diretoria de Economia Solidária e Apoio a Microempresas da SEDETUR. Essa é mais uma etapa do projeto, que já realizou oficinas gratuitas de capacitação com os artesãos da cidade, no final de abril, e que segue com atividades até o final do ano.

Programação das atrações culturais:

Quinta-feira – 10 de maio

11h – Márcio Saldanha

18h – Banda OverDriver

19h – Banda Geração Y (Beatles e Clássicos do Rock)

Sexta-feira – 11 de maio

11h – Marcos Strassburger

17h – Teatro de Rua: “A Caravana da Ilusão”

18h – MC Josué Santos

19h – Banda Mordente Stereo

Sábado – 12 de maio

9h30 – Lançamento do Projeto CataVida/Comusa

11h – Bandinha alemã Só Se For Agora

14h – Banda Geração Y (Beatles e Clássicos do Rock)

16h – Orquestra de Sopros Novo Hamburgo

18h – Baile de Encerramento – Grupo TR Tradição