Assembleia do Comude definiu demandas do Município

Publicada em 16/05/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Da esq. para a direita - Membros da Associação de Moradores do bairro Jardim Mauá, Sadi Enio Holler, Adroaldo Pawlak Dornelles e Laercio Fazenda Jung. - Foto: Robson Nunes
Em uma reunião que contou com a maior adesão pública em três anos, a comunidade hamburguense elegeu as demandas locais que serão incluídas no processo de construção do Orçamento do Rio Grande do Sul. O encontro, promovido pelo processo da Participação Popular e Cidadã (Consulta Popular 2012), por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Novo Hamburgo (Comude/NH), reuniu 186 pessoas no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry, na noite de terça-feira, dia 15 de maio. Foram aprovadas cinco demandas locais e três demandas estratégicas regionais, com destaque para as áreas da saúde e infraestrutura e logística (confira abaixo a tabela completa com as demandas aprovadas).

Além das prioridades, a assembleia elencou os delegados que representarão o Município nas próximas etapas. Ao todo serão seis integrantes que participarão do fórum regional de delegados, que ocorrerá no dia 5 de junho na Universidade Feevale. Foi eleita ainda, a coordenação municipal da Consulta Popular 2012, com oito pessoas de vários segmentos, que, juntamente com a direção do Comude/NH, promoverá o processo. A votação definitiva e popular, abrangendo todo o Estado ocorre no dia 4 de julho.

Representando o prefeito Tarcísio Zimmermann no evento, o Secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias, Roque Werlang, relatou o novo momento vivido na cidade. “Estamos vendo que cada vez mais as pessoas estão participando dos processos que definem os rumos dos investimentos. E isso é de grande importância”, citou. “Como exemplo disso vemos que o auditório está cheio e as reuniões do Orçamento Participativo também estão cada vez maiores”, completou. O presidente do Comude/NH, Paulo Haubert, também saudou a participação popular, em seguida, explicou como funcionaria o processo de escolha das prioridades, apresentando ainda o secretário executivo do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Sinos (COREDE/VS), Márcio Kauer, e o coordenador regional do Vale dos Sinos da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (SEPLAG), Pedro Engelmann.

Entre os 186 participantes da assembleia estavam três membros da Associação de Moradores do bairro Jardim Mauá. Sadi Enio Holler, Laercio Fazenda Jung e Adroaldo Pawlak Dornelles manifestaram-se a favor de melhorias para duas áreas. “Buscamos sempre o melhor para a Saúde e a Educação de Novo Hamburgo”, citou Dornelles. Eles também atuam como delegados do Orçamento Participativo (OP). “Viemos tomar conhecimento deste outro processo. Esses momentos são importantes para a nossa cidade”, reforçou.

Demandas locais aprovadas:

1. Saúde: Reformas no Hospital Municipal;

2. Segurança: Aquisição de caminhão tanque para o corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo;

3. Meio Ambiente: Aquisição de caminhão para Coleta Seletiva para o programa CataVida;

4. Desenvolvimento Urbano: Pavimentação da Avenida Presidente Lucena;

5. Educação: Qualificação e modernização tecnológicas para escolas (Biblioteca, laboratórios de ciências. laboratórios de informática, salas de estudo para professores, salas multifuncionais e laboratórios técnicos profissionais). Escolas demandantes: Engº. Ignácio C. Plangg, Kurt Walzer, Osvaldo Aranha e Ayrton Senna.

Demandas estratégicas regionais aprovadas:

1. Infraestrutura e Logística: Implementação do Aeroporto 20 de Setembro;

2. Desenvolvimento Econômico: Implementação do Centro de Inovação e tecnologia em Novo Hamburgo;

3. Meio Ambiente: Implementação de Plano de despoluição do Rio dos Sinos.