Prefeitura leva serviços aos empreendedores dos bairros Canudos e Boa Saúde

Publicada em 16/05/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Nos dias 24 e 25 de maio, os empreendedores individuais de Novo Hamburgo poderão tirar suas dúvidas sobre microcrédito e formalização. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estará nos bairros Canudos e Boa saúde, das 9 às 17h30, para informar e auxiliar os microempreendedores. A SEDETUR montará uma estrutura para atender os interessados em saber mais sobre o microcrédito e, inclusive, iniciar encaminhamentos de crédito. O Sebrae levará sua unidade móvel para orientar sobre a formalização. No dia 24, as equipes estarão no bairro Canudos, na Rua Oscar Horn, esquina com a Rua Ícaro, e no dia 25, no bairro Boa Saúde, na Avenida Presidente Lucena, esquina com a Rua Rincão.

O diretor de Economia Solidária e Apoio à Microempresas da SEDETUR, Ênio Brizola, ressaltou a importância desta parceria da secretaria com o Sebrae. “A ida nos bairros vai facilitar que o empreendedor consiga se formalizar e já saia com informações sobre alvará, crédito e gestão do seu negócio”, afirmou.

Unidade móvel

Os Vales do Sinos, Caí e Paranhana são a 10ª região a receber a Unidade Móvel do Sebrae, que já percorreu mais de 30 cidades. O objetivo da ação é promover a aproximação entre a instituição e os empreendedores, facilitar o acesso daqueles que pretendem abrir seu próprio negócio e estimular a formalização de quem ainda permanece em atividades irregulares. “O furgão conta com mesas, computadores e impressoras, para oferecer orientação, assessorias gratuitas, informações sobre a formalização e suas vantagens, encaminhar a Declaração Anual do Empreendedor Individual, indicar os cursos do Sebrae para cada caso, entre outras soluções que a instituição oferece.

Microcrédito

O microcrédito é um empréstimo oferecido a pequenos empreendedores, formais ou informais, que desenvolvam alguma atividade produtiva e ou econômica. São beneficiados os trabalhadores autônomos, pequenos e microempreendedores, economia popular e solidária. O crédito vai de R$ 300,00 a R$ 15.000,00, dependendo da necessidade e capacidade de pagamento do solicitante. A análise é feita por instituições de crédito, com base nas informações e documentos fornecidos pelo empreendedor. Para mais informações ligue para 3594-9940.