Consulta Popular elege prioridades do Orçamento 2013

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Novo Hamburgo (COMUDE/NH), Paulo Haubert, lembra que quanto mais votos forem contabilizados na cidade, mais recursos serão direcionados. Segundo ele, nos últimos dois anos, Novo Hamburgo teve o maior número de votos na região. “Temos quatro áreas muito importantes concorrendo. A participação popular pelo voto pode trazer melhorias significativas nessas áreas e, por consequência, para a comunidade. É um gesto simples, que pode gerar grandes conquistas”, afirmou.
Votações também pelo celular
Uma das novidades deste ano será a votação pelo celular. Por meio de aparelhos smartphones, será possível votar no ambiente virtual, da mesma forma que se faz pela internet, por intermédio do Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br). Já nos celulares que não possuem acesso à internet, haverá um sistema de votação por mensagem (SMS), com os códigos dos projetos, que também estarão disponíveis no Portal. Além da votação pela web e pelo celular, os cidadãos poderão votar nas urnas presenciais que estarão instaladas em diversos pontos da cidade. Haubert lembra que as urnas serão distribuídas em setores estratégicos, com mais público, como escolas e hospitais. “Contamos com o trabalho voluntário das pessoas para conseguir votos. Solicitamos também que as empresas disponibilizem internet para que seus funcionários votem”, completa.
Etapas
Essa será a terceira fase de um processo que vem desde o início deste ano, nas regiões e cidades gaúchas. No dia 10 de abril, ocorreu a Audiência Regional na cidade de Sapiranga, onde 502 pessoas inscritas definiram as 10 áreas temáticas. O fórum regional de delegados, que definiu, entre todas as propostas aprovadas pelas assembleias municipais no âmbito do COREDE, as 20 propostas que farão parte da cédula de votação, foi realizado no dia 14 de junho, na Universidade Feevale. Após a definição dos projetos regionais, a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã concluiu o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2013, que será entregue pelo governador do estado à Assembleia Legislativa no dia 15 de setembro.
A assembleia regional reduziu o número de demandas locais na região para 20, e as quatro áreas de interesse de Novo Hamburgo permaneceram. Das demandas estratégicas regionais, ficaram cinco após a assembleia, sendo que duas são as escolhidas pelo Município. Confira abaixo:
Demandas Locais:
Saúde - Gestão Financiamento e Infraestrutura do SUS – para reforma e reestruturação do Hospital Municipal
Segurança Pública - Prevenção e Repressão à criminalidade – para aquisição de um caminhão de Bombeiros
Desenvolvimento Urbano e Saneamento - Desenvolvimento Metropolitano Municipal – para aquisição de caminhões pelo projeto CataVida para implementação de Coleta Seletiva, e pavimentação da rua Presidente Lucena
Educação - Ampliação da Educação Profissional e Tecnológica – para construção de laboratório de informática nas escolas Ayrton Senna, Kurt Walzer, Osvaldo Aranha e Seno Ludwig e espaço pedagógico, sala multimeios, laboratório de ciências, biblioteca e sala de professores na escola Eng. Ignácio Plangg