Lomba Grande terá prédio para processos agroindustriais

Publicada em 07/11/2012 - Atualizada em 17/10/2024
O novo prédio de agroindústrias localiza-se no Centro de Educação Ambiental de Lomba Grande. Em frente ao prédio, parte da caldeira a vapor, um dos equipamentos - Foto: Andressa Lima
O Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet de Lomba Grande, localizado na Estrada Walahay, 1400, contará em breve com um novo empreendimento. Um prédio destinado ao processo agroindustrial de vegetais e fabricação de sucos e geleias está em fase final de construção no local. A obra, fiscalizada pela Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU), está recebendo um investimento de R$ 206.805,97, mais os equipamentos no valor de R$ 120 mil, recursos adquiridos pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O novo prédio possui 151,83 metros quadrados com cercamento, para restringir o acesso de animais.

O diretor da SDR, Carlos Gutbier, ressalta que a obra beneficia tanto os produtores quanto a comunidade, pois assim, os produtos terão inspeção sanitária, garantindo a qualidade para o consumidor. “Além disso, o novo espaço terá equipamentos adequados e qualificados que já foram adquiridos e serão instalados com a conclusão do prédio”, informa Gutbier. Os equipamentos possibilitam todas as etapas do processamento agroindustrial, da recepção à embalagem final. Produtos refrigerados terão a opção de de permanecer em câmaras frias, contribuindo na sua durabilidade.

A meta é auxiliar diretamente mais de 100 produtores rurais, disponibilizando futuramente os produtos em feiras. “Queremos, também, capacitar o produtor rural através de cursos e palestras. Será um espaço de aprendizado”, afirma Gutbier. “Para o produtor é uma forma de geração de renda, aproveitando os produtos sazonais”, conclui. A previsão é de que as obras sejam concluídas no final de janeiro de 2013.