Números positivos projetam um ano com muita movimentação na Fenac

Publicada em 13/12/2012 - Atualizada em 17/10/2024
Mais de 500 mil pessoas deverão passar pelos pavilhões em 2013

A conquista de novos eventos, a grande repercussão das feiras realizadas neste ano e as perspectivas de reaquecimento da economia nacional, estão entre os fatores que deverão fazer de 2013 o ano de maior movimentação da história da Fenac. A avaliação é do diretor-presidente da empresa de economia mista, Elivir Desiam, que projeta uma grande movimentação de público ao longo dos próximos 12 meses nos pavilhões localizados em Novo Hamburgo. "Nosso cálculo remete a mais de 500 mil pessoas, número que deverá ser alcançado tanto pela maior quantidade de eventos já confirmados, bem como pelo início das operações do Trensurb", destaca Desiam.

O aumento no número de visitantes já foi verificado neste ano, quando aproximadamente 350 mil pessoas participaram dos eventos realizados na Fenac. Para 2013, quando feiras como a Construsul, a Feipet e o Salão Automotivo estarão agregadas ao calendário já existente, a expectativa é ainda mais positiva. "É importante lembrar que seremos a única estrutura deste nível em todo o país a contar com um sistema de transporte que permitirá aos expositores e ao público desembarcar diretamente na Fenac, utilizando um sistema de transporte rápido e eficiente. Para quem vem de outros estados ou do exterior, bastará desembarcar em Porto Alegre, ir com o aeromóvel até a estação Aeroporto do Trensurb e descer na Estação Fenac, sem nenhum transtorno ocasionado por eventuais congestionamentos", afirma o diretor-presidente da Fenac.

Eventos para 2013

Para o próximo ano a Fenac já conta com 13 eventos confirmados, além de outras atividades de locação que movimentam de forma permanente os pavilhões. O primeiro grande evento é a FIMEC, segunda maior feira mundial do setor coureiro-calçadista, que acontece de 12 a 15 de março. Depois estão programados a Feira da Loucura por Sapatos, em abril; a Feipet, feira de negócios destinada ao segmento pet, de 25 a 27 de abril; a Sinosfest, em maio; Maifest, em maio, a Expoclassic, em julho; a Construsul e a ExpoMáquinas, de 31 de julho a 3 de agosto; a Courovisão, em agosto; a Festa Nacional do Calçado, de 6 a 16 de setembro; a Mostratec e o Salão da Inovação, em outubro; o Salão Automotivo Sul, de 9 a 17 de novembro. "É uma programação que envolve todos os públicos, desde os empresários até os consumidores finais, e em vários segmentos. Isto é extremamente positivo", lembra Fufa Azevedo, responsável pela área de marketing da Fenac.

Na avaliação do prefeito de Novo Hamburgo Tarcísio Zimmermann, a Fenac vem se mostrando uma empresa cada vez mais atrativa. "Teremos meio milhão de pessoas circulando por aqui no próximo ano, participando de vários eventos. Temos o projeto Fenac do Futuro, a ser colocado em prática a médio e longo prazo, e isto é muito importante para Novo Hamburgo. A Fenac tem esta responsabilidade de ser um dos elos de alavancagem e desenvolvimento da região e a equipe está conseguindo cumprir este papel", destaca o prefeito hamburguense.