Mulheres da Paz buscam jovens para o programa Protejo

Após uma orientação do coordenador de Políticas Públicas para a Juventude (CPJuventude), Roger Correa, as mulheres encararam o sol do verão e percorreram diversas ruas do bairro Santo Afonso em busca de jovens que tenham interesse de participar do Protejo. Ao todo foram 40 mulheres que foram às ruas, divididas nos turnos da manhã e tarde. Para a auxiliar de cozinha, Lorena Rodrigues da Silva, de 44 anos, o projeto é uma oportunidade para que seu filho Patrick possa aprender com as oficinas de Informática, Rádio Comunitária, Fotografia entre outras que serão desenvolvidas. “Ele é um menino que gosta de muitos tipos de atividades, porém a gente nunca soube de nenhum projeto no bairro. Agora tem o Protejo”, afirmou. Além da aprendizagem, o jovens que tiverem presença constante receberão uma bolsa auxílio de R$ 100,00 reais mensais. As inscrições para participar do Protejo podem ser feitas na Base do Pronasci, que fica na Rua Buenos Aires, 217, bairro Santo Afonso, das 9 às 15 horas, ou através das próprias mulheres que estarão realizando a busca ativa em dias estabelecidos pela coordenação.
Mulheres da Paz e Protejo
Os projetos Mulheres da Paz e Protejo fazem parte do Território de Paz, projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo, realizado por meio da Coordenação Executiva do Pronasci, Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) e demais coordenadorias. As selecionadas para participar do Mulheres da Paz estão sendo capacitadas para agir na prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens. Elas identificarão jovens em situação de risco que serão encaminhados para cursos e atendimentos.
Já o Protejo tem a finalidade de incluir 300 jovens em situação de vulnerabilidade social, ou egressos de medidas socioeducativas. Serão realizadas oficinas na área de comunicação social e comunitária.