Projeto levará conhecimentos jurídicos às escolas

Publicada em 09/08/2011 - Atualizada em 17/10/2024
Autoridades da administração municipal e da OAB assinaram termo que estabelece o desenvolvimento do projeto “OAB Vai à Escola” em NH. - Foto: Diogo Fernandes
Explicar aos jovens de Novo Hamburgo sobre deveres e direitos, orientando para a vivência dentro dos parâmetros da democracia, através de aulas de cidadania. Este é o objetivo do projeto OAB Vai à Escola, que começará a ser desenvolvido na rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. A parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), e a subseção Novo Hamburgo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi firmada na noite da segunda-feira, 8 de agosto, no salão de eventos da FENAC.

Participaram do evento o prefeito Tarcísio Zimmermann, o secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal, o procurador geral do Município, Reginaldo Ennes, o presidente da OAB/NH, Pedro Brand e o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia. As autoridades destacaram em suas falas a importância de abordar estes temas dentro das instituições, valendo-se de palestras para o esclarecimento e apoio nas lições de cidadania. “Acolhemos esta parceria com muita alegria e tenho certeza que será mais uma ferramenta a disposição das 76 escolas do Município. Faremos um empenho para que esta iniciativa seja proveitosa, principalmente para as crianças e adolescentes, a quem depositamos nossas maiores esperanças de futuro”, disse Tarcísio.

Valorização dos direitos

O projeto OAB vai à Escola está presente em mais de 50 subseções do Rio Grande do Sul. Com ele, o acesso à informações de legislação e Direito ficam mais próximos dos estudantes, pais e professores. “O projeto já nasce em Novo Hamburgo com todos os méritos, porque encontra na Administração um interesse efetivo de valorizar a Educação. E é bastante raro perceber esta vontade de formar o senso crítico das pessoas. A OAB se preocupa com isso. Afinal, como a sociedade vai lutar pelos seus direitos, se não os conhece?”, argumentou Brand.

Assistiram a assinatura da parceria as equipes diretivas e pais de alunos das escolas municipais. Após conhecerem o projeto, eles assistiram a uma palestra, ministrada pela advogada Alma Manini, que teve como tema o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Este é um debate que precisa ser aprofundado. Estamos em grande esforço coletivo na construção de um plano de futuro na educação hamburguense para a próxima década, onde esta temática, na maneira geral dos princípios de convivência, vem sendo bastante trabalhada”, apontou Carabajal.