Rumos da educação são debatidos pela comunidade

Durante a abertura oficial do encontro, que contou com uma apresentação de alunos da EMEF Dr. Jacob Kroeff Neto, o prefeito Tarcísio Zimmermann destacou a importância do espaço de democracia na educação do Município. “Este é um compromisso com a comunidade escolar, que merece ter a intensa participação neste processo. Cada um de vocês, seja pai, aluno ou funcionário deve ter o direito de dar a sua opinião e de participar do processo da formação da educação no nosso Município, porque educação é um processo de vida”, citou. O secretário da SMED, Alberto Carabajal, ressaltou a necessidade da comunidade construir junto com o poder público esse novo plano para a educação. “A gente vive hoje um momento inédito e muito especial, em que a Administração convoca a comunidade a participar da tomada de decisões que vai resultar no futuro da educação. Nada mais justo e necessário do que ter presença intensa da comunidade nessas decisões”.
Professores, diretores, funcionários, pais e até os próprios estudantes puderam votar e aprovar as demandas que consideravam mais importantes para o ensino. Para a artesã Ilse Ester de Souza, de 52 anos, esta é uma oportunidade válida. “Eu participei de todo o processo, desde as reuniões de estudo, porque eu como mãe de aluno sei que devo fazer a minha parte. Já que eu posso votar e escolher o que eu acho melhor para os próximos dez anos na educação, eu tenho que vir, e ajudar nas escolhas, isso é democracia”. Os alunos Wesley Maciel e Pâmela Rodrigues, ambos com 11 anos e estudantes da EMEF Presidente Rodrigues Alves, foram à Conferência para escolher o que na opinião deles é o mais importante para a educação. “A gente veio para tentar melhorar o ensino na cidade. E achamos muito legal a gente, como alunos, poder votar a participar destas reuniões”, garantiram.
Esta foi a fase final das reuniões que definirão o futuro da educação no Município. O processo teve início em 2009, e percorreu todo o ano de 2010 com reuniões de estudo, plenárias escolares e conferências regionais. Nesses encontros, foram reunidos 258 princípios e diretrizes que foram levados para o evento Municipal, onde 437 delegados eleitos votaram para aprovar as demandas.
Conferência terá segunda etapa
Durante o encontro, que ocorreu das 8h às 13 horas, a comunidade debateu apenas dois, dos seis eixos que deveriam ser aprovados. O tema um, denominado Conhecimento: currículo, tempos e espaços na escola, foi votado pelos delegados é já tem suas diretrizes definidas para os próximos dez anos. Sobre o assunto, foram aprovados princípios como o processo do conhecimento, a qualidade da educação e a ideia da educação integral. Outro eixo debatido e aprovado foi o de número seis, que trata da Educação Ambiental e Sustentabilidade, onde estão os princípios da sensibilização da comunidade para a área e a intensificação das ações ambientais, reforçando os 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar).
Para terminar de discutir e aprovar as demais temáticas, uma nova data foi marcada para a segunda etapa da Conferência. No sábado, 10 de setembro, das 8h às 13 horas, a comunidade escolar está novamente convidada a participar do evento. O local ainda será divulgado.