Prefeitura intensifica reparos no sistema de iluminação pública

Para o atendimento ao contribuinte ser feito de forma adequada, o secretario da SEMOPSU, Lino De Negri, pede que a população sempre informe um ponto de referência quando passar a solicitação. “Os bairros Canudos, São Jorge e São José necessitam de uma atenção, no mínimo, quatro vezes por semana. Nestes locais há centenas de lâmpadas fluorescentes e como elas possuem uma eficiência inferior às de vapor de sódio, necessitam de manutenção seguidamente”, explica De Negri. Segundo ele, o sistema de iluminação possui nove tipos de lâmpadas e luminárias espalhadas por ruas, avenidas e espaços públicos.
Um fato que dificulta o trabalho da SEMOPSU é o expressivo índice de vandalismo contra o sistema de iluminação. Segundo a secretaria, os bairros Santo Afonso e a Vila Kipling, no bairro Canudos são os locais onde a depredação do material ocorre com mais frequência. Nos últimos meses, 200 lâmpadas, entre fluorescentes, vapor de sódio e mercúrio tiveram que ser substituídas em função do vandalismo. De acordo com a SEMOPSU, além da quebra da lâmpada, também há registros de furto de fios, reatores e até luminárias.
Programa modernizará o processo de reparos
O programa que tornará o sistema de iluminação pública de Novo Hamburgo mais eficiente, o ReLuz, já está em fase de elaboração técnica. Com ele, serão substituídos 22,9 mil lâmpadas antigas por lâmpadas de vapor de sódio de 150 watts. Mais modernas e duráveis, elas também proporcionarão uma economia de até 40% aos cofres públicos, além de oferecer mais segurança aos hamburguenses.
Com a implementação do ReLuz, a Prefeitura passará a direcionar todos os pedidos de reparos feitos pela comunidade referentes a iluminação para um software. Nele serão registrados o nome do contribuinte, o endereço, telefone de contato e o número do poste que apresenta o problema. Assim, por meio de uma rápida pesquisa, será possível verificar o tipo de equipamento que há no local, otimizando o processo de atendimento.
Cronograma para a implementação do projeto:
Janeiro – Elaboração do projeto e especificações técnicas de materiais e serviço – Recadastramento dos 22,9 mil pontos de iluminação.
Fevereiro – Licitação e aquisição de materiais.
Março até junho – Licitação, aquisição de materiais e contratação da empresa para executar o serviço.
Maio até outubro – Execução e fiscalização do projeto.
Novembro e Dezembro – Descarte dos materiais nocivos.