Representantes do Ministério da Justiça visitam base do Pronasci em Novo Hamburgo
No dia 20 de dezembro, representantes do Ministério da Justiça fizeram uma visita à base do Pronasci de Novo Hamburgo. O grupo veio conferir o andamento do projeto Mulheres da Paz. A comitiva foi acompanhada pela coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Fraga, e recebida pela coordenadora executiva do Mulheres da Paz, Elanice Müller. Fátima apresentou a estrutura do local e a equipe de trabalho responsável pelo projeto no Município. O grupo também ouviu algumas sugestões apresentadas pelas participantes.
Neusa Müller, coordenadora nacional do Mulheres da Paz, falou sobre a importância do projeto para a redução da violência e da criminalidade na comunidade do bairro Santo Afonso. “Estamos aqui para saber como está o projeto e verificar algumas melhorias para a estrutura. Pelo que notamos, o trabalho está sendo desenvolvido da melhor forma possível, mas ainda existem alguns ajustes”, revelou. Neusa também fez questão de salientar que o Mulheres da Paz é um projeto pensado para dividir responsabilidades. “Nós do Ministério da Justiça temos a responsabilidade de dar as condições necessárias para a execução do projeto. Por outro lado precisamos da colaboração de vocês para termos efetividade no combate a violência nessa comunidade”, encerrou.
Mulheres da Paz
O Mulheres da Paz faz parte do Território de Paz, ação da Prefeitura de Novo Hamburgo, realizada por meio da Coordenação Executiva do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O projeto é dirigido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher). As selecionadas estão sendo capacitadas para agir na prevenção e enfrentamento às violências que envolvem jovens. Elas identificarão jovens em situação de risco que serão encaminhados para cursos e atendimentos.