Professores participam de Seminário sobre Ensino pela pesquisa

Durante a manhã, professores das escolas municipais acompanharam o painel “Ensino e Aprendizagem pela Pesquisa”, com as professoras Luciana Alves Pereira, Dalva Inês de Souza e Cleonice de Carvalho Silva. Já à tarde, o prefeito Luis Lauermann participou da atividade com os profissionais e destacou os avanços na área da Educação. “Há quatro décadas, as crianças com 12 anos de idade já começavam a trabalhar, sem nenhuma perspectiva de futuro escolar. Hoje, temos 20 milhões de acadêmicos nas universidades brasileiras, além do número de alunos nos cursos técnicos, que triplicou”, comentou Laumemann.
Outro convidado do seminário foi o acadêmico de engenharia mecânica da Universidade Feevale, Lucas Strassbur Ferreira, 22 anos. O estudante relatou a experiência de receber o prêmio internacional da revista MIT Tecnology Review, vinculada ao Instituto de Tecnologia de Massachussetts (Massachussets Istitute of Technology-MIT). O prêmio foi conquistado pela construção de uma prótese, a Revo Foot. “Ganhamos a Mostratec no Liberato com esse projeto, o que nos possibilitou representar o Brasil em uma feira científica nos Estados Unidos. Sei que se não fosse a insistência do meu professor na época, nunca teria chegado onde cheguei. Vocês professores são o melhor exemplo que os alunos poderiam ter”, frisou Ferreira. A programação da tarde encerrou com a palestra magna com a professora Acácia Kuenzer.
Professores aprovaram a atividade
Para a professora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ipê Amarelo, Francielle Bueno da Silva, 18 anos, é importante participar desses eventos, que servem como motivação para os educadores. “Através de todos esses depoimentos e trocas de experiências, pude perceber que o papel do professor é fundamental para a formação do indivíduo, que com o apoio do mestre, pode revelar o seu grande potencial”, destaca a professora.
As atividades do Seminário de Professores segue na sexta-feira dia 1 ª de agosto. A programação será segmentada de acordo com as áreas de conhecimento. No turno da manhã serão realizados cinco painéis em diferentes locais (confira lista abaixo). Cada educador pode se inscrever para aquela atividade que tem relação com seu trabalho diário. No turno da tarde os professores se encontram nas escolas para a socialização das informações colhidas nos painéis e planejamento dos projetos de pesquisa que serão implementados pelas instituições para o segundo semestre.