Município é destaque em prêmio nacional de educação

Publicada em 03/09/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Professoras consultoras do MEC se reuniram com o prefeito Luis Lauermann e com a equipe da Secretaria de Educação (SMED). - Foto: Bruna Provenzano
O Pacto pela Aprendizagem, experiência realizada pela Secretaria de Educação (SMED) com o objetivo de diminuir a repetência escolar é um dos destaques do Prêmio Inovação em Gestão Educacional, do Ministério da Educação (MEC). Na manhã de quarta-feira, dia 3 de setembro, educadoras consultoras da premiação estiveram em Novo Hamburgo para conhecer de perto a iniciativa e o trabalho realizado com os estudantes da Rede Municipal de Ensino. O resultado final do prêmio, que conta com 18 finalistas de todo o Brasil, deve ser divulgado até o final do ano.

Além do encontro com a equipe da SMED, as professoras representantes do MEC também se reuniram com o prefeito Luis Lauermann. “Trabalhamos a educação na cidade de forma intersetorial e, por isso, os resultados positivos desta iniciativa mostram a qualidade do trabalho desenvolvido pelos mais de 1.800 professores que temos nas nossas escolas”, destacou o chefe do Executivo. De acordo com o secretário de Educação, Alberto Carabajal, o Pacto é uma das estratégias adotadas pelo Município pela democratização da educação. “Nestes anos realizamos diversos movimentos para garantir a participação de todos nos temas da educação e o Pacto foi uma destas ações que trouxe resultados muito positivos”, destacou.

Lançado em 2011, o Pacto pela Aprendizagem: Todos Temos o Direito de Aprender, propunha atenção especial aqueles estudantes que apresentavam dificuldades de aprendizagem. A partir de um diagnóstico individualizado de cada estudante foi possível identificar a origem do obstáculo e a melhor forma de intervenção. Além das questões pedagógicas, inerentes ao ambiente escolar, as ações também contemplam atendimentos ligados à saúde e à vulnerabilidade social, que são observados com o auxílio das equipes das Secretarias da Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS). No primeiro ano da ação, os índices de reprovação diminuíram em mais de 50%.

Premiação

O objetivo do Prêmio Inovação em Gestão Educacional é incentivar os Dirigentes Municipais de Educação a tornar públicas as experiências da gestão educacional de seu município que tenham alcançado resultados concretos, e que contribuam com as metas do Plano Nacional de Educação e do Compromisso Todos pela Educação, para assim divulgá-las para a sociedade. “Esta é a 3ª etapa do prêmio e nós viemos até Novo Hamburgo para fazer o registro de imagens e de depoimentos que serão enviados ao MEC”, explica a professora Adriana da Silva Thoma, uma das consultoras. Nos próximos dias as educadoras também visitarão escolas municipais na cidade.

Nesta edição, cerca de 90 municípios brasileiros apresentaram suas experiências. Após as duas primeiras fases do prêmio, 18 cidades foram selecionadas para esta etapa com visitas locais. O resultado das 10 cidades que receberão o destaque final deve ser divulgado até o final do ano. Além de placa de premiação, as experiências vencedoras farão parte de uma publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).