Palestra comemora aniversário do Núcleo de Apoio Pedagógico
Criado em 2006, atualmente o NAP conta com uma equipe multiprofissional formada por cerca de 20 educadores que desenvolvem ações em Psicopedagogia, Psicologia, Psicomotricidade Relacional, Arteterapia, Música e Ludicidade, Libras Lúdico e grupos de familiares. Cerca de 400 estudantes da Rede Municipal de Ensino são encaminhados pela SMED para atendido no núcleo. “Podemos garantir que, hoje, atendemos toda a demanda encaminhada e este é o resultado das parcerias que desenvolvemos”, destaca a coordenadora do NAP, Ângela Bueno.
Além da sede do NAP, localizada na Casa da Cidadania (Rua David Canabarro, 20, Centro), o núcleo conta com outros oito espaços na cidade onde seus profissionais atendem aos alunos. A descentralização do espaço foi uma estratégia da SMED para facilitar o acesso e aumentar a assiduidade. “Acreditamos muito no trabalho em rede e o NAP é exemplo disso. Quanto mais esferas pensarem sobre um tema, melhor serão os encaminhamentos”, explica a gerente de Educação Inclusiva, Cristiane Sousa.
Tema em debate
A principal atração da programação de aniversário do NAP foi a mesa-redonda com o tema “Interlocuções entre a clínica e a escola: a infância e a adolescência em debate”, com a participação da pedagoga Cláudia Freitas e da psicóloga Ieda Prates da Silva. Representando o prefeito Luis Lauermann, a primeira-dama Jorgia Seibel acompanhou a atividade e destacou o trabalho desenvolvido no NAP. “Como professora, sei como este atendimento de apoio é importante para o trabalho na sala de aula, por isso, parabenizo a todos estes profissionais”, disse.