Audiência pública apresenta IFSul em Novo Hamburgo

Publicada em 26/09/2014 - Atualizada em 17/10/2024
Secretário de Educação, Alberto Carabajal, destacou a importância do instituto para a qualificação profissional na cidade. - Foto: Bruna Provenzano
A Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Educação (SMED), realizou na noite de quinta-feira, dia 25 de setembro, uma audiência pública para apresentar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Realizado na Câmara de Vereadores, o encontro reuniu mais de 100 pessoas que conheceram detalhes da instituição que terá um campus avançado implantado na cidade. Conduziram o encontro o secretário de Educação, Alberto Carabajal, e representantes da IFSul. “Este vai ser mais um importante espaço para a formação e qualificação de profissionais na cidade”, destacou Carabajal. Uma outra audiência pública está marcada para o dia 30 de outubro.

O Instituto Federal, que oferece educação profissional e tecnologia em diferentes níveis e modalidades de ensino, terá sua sede em um imóvel doado pela Prefeitura localizado na Rua Pinheiro Machado, no bairro Industrial. O terreno tem 4.099 metros quadrados sendo 1.704,23 de área construída. Os cursos ofertados serão definidos a partir de pesquisa e de sugestões da comunidade. O que já está definido é o eixo tecnológico que será o de Controle e Processos Industriais.

Mesmo sem estar, ainda, instalada no prédio cedido pela Prefeitura, a IFSul, já desenvolve na cidade formações a partir do Pronatec, do E-Tec Idiomas e do Profuncionários. De acordo com o diretor-geral do campus avançado do IFSul Novo Hamburgo, Gelson Corrêa, as aulas na nova sede devem iniciar no próximo ano. Serão oferecidas vagas para 400 estudantes. “Nestas audiências públicas podemos conversar com a comunidade e apresentar as principais informações para que as pessoas conheçam o Instituto”, explicou. O ingresso de estudantes no IFSul será feito a partir de vestibular.