Não é só futebol

Não é só futebol. A frase clichê, repetidamente falada ao vento por torcedores e profissionais da área para traduzir o quanto a paixão pelo esporte, ultrapassa a esfera esportiva, foi acrescida de um novo sentido em Novo Hamburgo durante o Torneio de Futsal organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) do município: a inclusão. É que a competição realizada no Ginásio Municipal Agostinho Emílio Cavasotto conta com duas equipes da Associação Missão Surdos (AMIS) de Novo Hamburgo.
“É muito importante essa socialização. É uma inclusão que às vezes tu não encontras em lugar nenhum e aqui a gente está podendo demonstrar que os surdos são capazes de competir de igual para igual com qualquer um. É uma alegria participar dessa competição em Novo Hamburgo, que é um marco”, conta Gilberto Lange, treinador e presidente da AMIS.
Os times de futsal da AMIS A e B são formados por jovens na faixa entre 20 e 25 anos, com diferentes graus de surdez e que residem em Novo Hamburgo ou em cidades do entorno. A Associação participa durante o ano de competições no âmbito estadual e nacional organizadas especialmente para surdos.
“A gente quer aperfeiçoar mais os jogos com os surdos, por isso estamos jogando competições contra ouvintes, para que eles adquiram uma melhor forma de jogar”, detalha o treinador.
Em Novo Hamburgo, não houve nenhuma distinção e as duas equipes estão na chave D do torneio. As partidas seguem as regras oficiais, com uma peculiaridade nos instrumentos de auxílio da arbitragem.
“O jogo com os surdos não se diferencia muito do que acontece com os ouvintes também. É um jogo normal, claro, em vez deles ficarem ouvindo é tudo mais em sinais. Inclusive, a arbitragem tem que usar uma bandeirinha com o apito junto para poder marcar as faltas e as atividades que acontecem no jogo. Mas a forma de jogar é a mesma do que os ouvintes. Não tem diferença em relação a isso. A competição é de igual para igual”, explica Lange.
A Secretaria de Esporte e Lazer de Novo Hamburgo saudou a presença da associação na competição.
“Para nós da Secretaria foi um grande prazer receber a AMIS neste torneio, pois procuramos fazer a integração entre todos. As duas equipes da associação são muito boas”, ressalta o diretor de Esportes da Smel, Marco Aurélio Cornelius.
O Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, que está recebendo o Torneio de Futsal e os jogos da AMIS, fica na Rua Portugal, sem número, no bairro Rincão.
“Convidamos o pessoal para assistir aos jogos do torneio, que acontecem nas terças, quintas e sextas-feiras, a partir das 20h, e que prestigiem também as equipes da AMIS, que já mostraram-se bons competidores”, convida Marco Aurélio Cornelius.
A tabela de jogos do torneio prevê as próximas partidas da AMIS para a sexta-feira, dia 16, às 22h, com a equipe B, e no dia 23, às 21h com o time B, e às 22h, com a equipe A em quadra.
Independente dos placares dos jogos, esta edição do Torneio de Futsal já alcançou um resultado: a inclusão ganhou de goleada.
Não é só futebol.