Novo Hamburgo recebe Seminário Nacional na Escola de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão

“É recompensador poder trazer ao nosso convívio a experiência de uma profissional de atuação reconhecida no Brasil e, ao mesmo tempo, oferecer a ela o conhecimento da nossa trajetória para que esta visão local também seja enriquecedora ao seu trabalho.” As palavras, tomadas de entusiasmo, foram ditas pela diretora da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira – Carlão, Celi Teresinha Reinhardt, ao final do 1º Seminário Nacional de Arte – Arte, Contextos e Educação e o 5º Seminário de Arte da Rede Municipal de Ensino.
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), o evento ocorreu na sede da instituição, localizada na Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, no Centro de Novo Hamburgo. Com público entre professores de arte, educadores sociais e demais profissionais que trabalham com a sensibilização em sala de aula e outros ambientes de convívio e interação, o evento contou com aproximados 80 participantes.
Na palestra de abertura, a educadora com especialização em Psicopedagogia Roseli Alves compartilhou vivências e ações desenvolvidas pelo Instituto Arte na Escola, que ela coordena atualmente. Desde 1989, a entidade realiza trabalhos multidisciplinares, além de qualificar e reconhecer o poder do ensino da arte para a gestão de conflitos e diferenças. Presente em todas as regiões do Brasil, a associação civil sem fins lucrativos trabalha com questões como equidade de oportunidades como foco para a justiça social.
Outro momento do Seminário foi dedicado aos Grupos de Trabalho (GTs) em diferentes linguagens culturais. Artes visuais, música, dança, teatro, audiovisual, cultura afro-brasileira, cultura indígena e literatura foram os segmentos desenvolvidos pelas equipes em interações na artepedagogia.