Gincanic irá mobilizar grupos de idosos no Parcão dia 11

Linha de apoio
Segunda edição do encontro promovido por Smel/Sesc traz gincana recreativa e um piquenique junto à natureza
Publicado em 03/10/2018 - Editado em 15/10/2024 - 10:29
Desenho de um vovô e de uma vovó em um parque
Crédito
Arte/PMNH

O idoso tem o direito de manter a sua autonomia e ser estimulado a uma vida saudável, longe do sedentarismo, repleta de atividades que elevem a sua autoestima e promovam a sociabilidade. Com a proposta de dar o devido protagonismo a quem está acima dos 60 anos, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) promove no Parcão a segunda edição da Gincanic. O encontro integra os participantes do Programa Melhor Idade (PMI) de Novo Hamburgo e ocorre na quinta-feira, dia 11, das 8 horas ao meio-dia. A 2ª Gincanic faz parte da agenda alusiva aos 15 anos do Estatuto do Idoso, numa realização da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, da Prefeitura de Novo Hamburgo.

De acordo com o diretor de Esportes da Smel, Marco Cornelius, a Gincanic prevê gincana recreativa e um piquenique ao longo da manhã, com a participação do Serviço Social do Comércio (Sesc), pelo Sistema Fecomércio-RS, que mantém o Programa Maturidade Ativa. “Da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Smel, são praticamente 1.250 idosos atendidos pelo PMI nos 17 núcleos do programa”, observa.

Inicialmente, o evento estava marcado para o dia 1º deste mês. No entanto, em decorrência da chuva, precisou ser transferido.

Como funciona o Programa Melhor Idade

O PMI é dirigido a pessoas com idades acima dos 60 anos que residam em Novo Hamburgo. O programa oferece uma série de modalidades esportivas, acompanhadas por profissionais capacitados para avaliar e indicar as melhores práticas a cada idoso interessado em participar do projeto.

De maneira ainda mais abrangente, a gestão do PMI busca a inclusão do idoso no contexto social por meio da oferta de palestras, caminhadas, passeios, encontros festivos, entre outras oportunidades voltadas a garantir o seu protagonismo junto à comunidade.

Para se inscrever no PMI, o idoso deve procurar um dos núcleos mais próximos, com um atestado médico e um documento de identidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3595-1577.