Skate: da rua para modalidade olímpica

Linha de apoio
Esporte é uma das atrações para os jovens na Praça da Juventude
Publicado em 25/03/2019 - Editado em 15/10/2024 - 10:38
Em uma pista de skate, três meninos descem de uma rampa em cima do skate
Oficina de skate faz parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI)
Crédito
Tatiane Brandão

De brincadeira de rua para esporte olímpico. O skate é uma das cinco novas modalidades dos jogos olímpicos e a oficina já está ocorrendo na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso. O projeto, em execução pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo (PMNH) pelo Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), está na sua segunda aula no local. Os horários e dias da modalidade devem ser consultados no próprio território, já que ocorre em datas alternadas com objetivo de que os participantes possam praticar outros esportes disponíveis.

O projeto atende a faixa etária dos 10 aos 24 anos. Os alunos estão aprendendo quesitos básicos do esporte como remada, batidas nas rampas e o ollie que é a base para o aprimoramento das manobras. Além disso, os participantes menores de idade precisam estar frequentando a escola para poder participar da modalidade. Quesitos como respeito e disciplina não ficam de fora da aula segundo o educador social Anderson Roberto Domingues da Silva, mais conhecido como Anderson Didi. “Estamos na segunda aula, então ainda é tudo muito básico, mas com o tempo vai evoluir. Temos a prática esportiva, atrelada a fatores de boa convivência e formação de cidadãos. Isso faz parte da evolução”, disse.

Capacete e skate embaixo do braço, o jovem Mateus de Moura, 9 anos, vai até a praça acompanhado da mãe para aula. “Eu já andava antes, tenho meu próprio material. Um dia vim aqui na pista e fiquei sabendo do projeto. Minha mãe conversou com professor e me inscrevi. Eu gosto de estar aqui”, contou ele. Já o estudante Pedro Henrique Marques, 12, é novato no esporte. “Eu tinha interesse, mas nunca tinha praticado. Estou aprendendo, já somei uns dez tombos (risos), mas vou aprender”, finalizou. A oficina pertence ao componente de Prevenção à Violência e tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Praça da Juventude fica na Rua Honduras, bairro Santo Afonso.