Equipes da Atenção Básica são vacinadas contra Covid-19 nas próprias unidades

O clima positivo de “sextou” chegou às principais portas de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) em Novo Hamburgo no dia 29. Bastante aguardada, a imunização de equipes da rede ambulatorial com a vacina da Oxford/AstraZeneca se iniciou logo pela manhã nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) do Município.
Sob o gerenciamento da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) foram 16 espaços envolvidos na ação simultânea que atingiu 490 funcionários da instituição.
Imunizados celebraram com emoção, alegria e sentimento de confiança em dias melhores. Na primeira unidade abastecida com a vacina pela Vigilância em Saúde, a UBS Santo Afonso, a coordenadora Melissa de Souza Rocha, 45 anos, foi quem recebeu de maneira simbólica a primeira dose para abrir os trabalhos. Com o olhar ainda mais brilhante, a enfermeira descreveu o momento como um misto de esperança e felicidade. “Diante de tantas incertezas, a gente tem uma luz”, comemorou.
A colega enfermeira Gláucia Nascimento da Silva, 40, destacou na sua vez a gratidão sentida por viver esse instante. “Fico pensando no quanto a vacina vem impactar na vida de cada um de nós e de nossos familiares, depois de meses tão difíceis”, observou. A segunda dose da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, será aplicada nesses profissionais daqui a 12 semanas.
As vacinadoras e técnicas em Enfermagem Cinara Tereza Fuhr, 58, e Oneiva Marcolin Simon, 60, usaram a experiência para deixar todos bastante tranquilos, diante da grande expectativa que estava no ar.
Além delas, o clínico geral Rogério Stamm, 31, também deu o seu relato após receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. “Eu me sinto feliz, pois foram meses de forte tensão e é algo muito esperado”, resumiu. “Sou médico, mas é o lado humano que fala alto, pois estamos todos no aguardo de um tempo em que tudo irá se normalizar.”
No Brasil, a Fundação Oswaldo (Fiocruz) cuida da importação dos lotes prontos de Oxford/AstraZeneca da Índia, onde são fabricadas essas vacinas pelo Instituto Serum.