Rede Municipal de Ensino realiza avaliação diagnóstica

Linha de apoio
Resultado das provas auxiliará na construção de estratégias pedagógicas
Publicado em 23/06/2021 - Editado em 15/10/2024 - 10:54
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Na EMEF Monteiro Lobato as provas foram aplicadas pelo computador
Crédito
Lu Freitas/PMNH

Para acompanhar o avanço dos estudantes em relação à aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades consideradas essenciais para cada ano escolar, a Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo está realizando uma importante ação institucional e colaborativa. A avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática é desenvolvida em parceria com o projeto Aprova Brasil e envolve todos os estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais. A aplicação das provas teve início no dia 14 e segue até amanhã, dia 24 de junho. Os resultados da avaliação ajudarão na elaboração do diagnóstico e no planejamento de estratégias para a consolidação das aprendizagens. “As ações de combate à pandemia impactam a educação de diferentes maneiras. Além de estarmos atentos a todos os protocolos sanitários nas escolas, precisamos pensar no planejamento das ações pedagógicas neste contexto que desafia a todos. A partir do diagnóstico, poderemos identificar dificuldades específicas enfrentadas pelos nossos estudantes e elaborar estratégias que possam intensificar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem com foco nestas habilidades”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Esse acompanhamento possibilita, nesse cenário pandêmico, a verificação de possíveis lacunas nos objetivos de aprendizagem e habilidades já trabalhados e, ao mesmo tempo, possibilitar um continuum curricular 2020-2021, proporcionando um planejamento mais assertivo do ano em curso, baseado no monitoramento do desenvolvimento dos estudantes.

Participação

Por se tratar de um processo diagnóstico, quanto maior a participação de estudantes na avaliação, mais informações poderão ser coletadas para elaboração do replanejamento pedagógico da Rede Municipal de Ensino. Para promover a adesão de mais estudantes, as provas puderam ser respondidas de forma online e imprensa, na escola ou em casa. A EMEF Caldas Júnior, do bairro Santo Afonso, optou por imprimir as provas para todos os estudantes da escola. Até aqueles cujas famílias optaram por permanecer com ensino remoto, foram convidados a comparecer na escola para participar da avaliação. “Explicamos para os pais a importância de que todos participem e organizamos a equipe e os espaços para comportar a todos de forma segura e adequada”, comenta a diretora Bibiane Dias Rossi.

Prova em casa

Na EMEF Samuel Dietschi, no bairro Canudos, os pais definiram a modalidade em que os estudantes responderam às questões. A projetista Júlia Molling, 38 anos, preferiu que a filha Luisa Molling Gomes, 7 anos, estudante do 1º ano, respondesse a avaliação de forma impressa, em casa. “Achei bem importante a realização desta prova para saber como está o aprendizado das crianças neste momento”, conta a mãe. Para fazer a avaliação que ajudará o município a mapear as dificuldades dos estudantes, a pequena Luisa separou lápis, borracha e se acomodou na mesa de casa. “Foi bem fácil fazer as provas, eu gostei muito de participar”, explica a menina.

Avaliação online

Já na EMEF Monteiro Lobato, no bairro São Jorge, os estudantes realizaram a avaliação no formato online, utilizando os 60 computadores portáteis que estão disponíveis na escola. “Desde as turmas de 1º ano utilizamos os chromebooks com os estudantes. Como já estão familiarizados com estes equipamentos, escolhemos este formato para a realização das provas. Nossa expectativa é de que os resultados nos ajudem a definir as estratégias que devemos seguir daqui para frente”, explica a diretora da escola, Maria Raquel Dias Finatto.