Prazo para solicitar o IPTU Digital encerra no dia 30 de novembro

O IPTU Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Novo Hamburgo que visa proporcionar aos contribuintes um acesso mais rápido aos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), além de modernizar a administração tributária e reduzir custos.
No sistema digital, o contribuinte poderá acessar o IPTU pelo celular ou computador, imprimir o boleto em casa ou já efetuar o pagamento de forma online com o código de barras.
Para quem deseja solicitar o carnê do IPTU 2022 de forma digital, o prazo encerra-se no dia 30 de novembro e é preciso acessar o Portal de Autoatendimento do Município de Novo Hamburgo, pelo link (clique aqui). Feita a solicitação já será possível acessar, a partir do primeiro dia útil de janeiro 2022, os demonstrativos de lançamentos e as guias para o pagamento de IPTU/ Taxas 2022.
A adesão ao IPTU Digital poderá ser realizada a qualquer tempo. Entretanto, a solicitação efetuada entre os dias 1º a 31 de dezembro não surtirá efeitos para o lançamento efetuado no início do ano seguinte.
Cadastro: Caso o contribuinte ainda não tenha um login no Portal de Autoatendimento é necessário fazer o cadastro com os dados solicitados.
Como solicitar o carnê do IPTU digital?
Após entrar com seu login e senha, selecione a opção “Solicitação Carnê IPTU Digital” e, em seguida, clique em acessar.
Então é preciso informar o e-mail pelo qual você deseja receber seu IPTU e selecionar quais imóveis terão o imposto sendo enviado de forma digital.
Para finalizar, basta clicar em “Confirmar”. Será enviado uma mensagem de confirmação para o e-mail informado. A partir de então, o contribuinte não receberá mais o carnê impresso. As guias para pagamento do IPTU passarão a ser enviadas para o e-mail informado.
Troca de e-mail: Se alguém desejar alterar o e-mail de recebimento, é só fazer a solicitação novamente, informando o novo e-mail.
A partir disso, em janeiro o contribuinte receberá, pelo e-mail informado, um link para acessar a cota única e a parcelada do IPTU, além de um demonstrativo de cálculo.
Uma vez solicitado, todos os anos virá por e-mail. Este serviço ficará sempre disponível no Portal de Autoatendimento, inclusive para que apenas nos próximos anos o contribuinte cadastre o seu e-mail com intuito de começar a receber o carnê de IPTU digital.